ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local: | São Paulo-SP. |
Data | Final dos anos 80. |
Viação: | V.A.O. Santa Cecília. |
Carroceria: | Caio Vitória. |
Motor: | ???. |
Observação: |
Na época da chapa de 2 letras, o emplacamento dos busos de SP sempre começava pela letra 'H'. |
PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA' (1978-1992): FAIXA 7, ZONA OESTE
São Paulo, virada dos anos 80 pros 90. Caio Vitória da Viação Santa Cecília se dirige ao Jardim Colombo, bairro que fica na divisa das Zonas Oeste e Sul da capital, ao lado da antiga favela (agora urbanizada) Paraisópolis.
O bichão é um 'cara-preta', ou seja, tem uma máscara negra, que era marca registrada indelével dessa empresa.
Está na padronização de pintura 'Saia-&-Blusa', a primeira da cidade, que vigorou de 1978 a 1992.
……..
Alguns detalhes:
- O modelo 'Vitória', grande sucesso da Caio, começou a ser fabricado em 1988. Como a padronização de pintura (abaixo falo melhor dela) só foi até 92, sabemos que a tomada é da virada da década, de 80 pra 90 como já dito e é notório.
- A linha – com letreiro ainda de lona, evidente - está escrita em caixa-baixa', que quer dizer: só com as iniciais em maiúscula, as demais letras em minúscula. Essa característica foi muito forte em SP nos anos 80. Em menor medida ocorreu também em outras cidades, como Curitiba.
- O itinerário vai via Largo de Pinheiros, Hospital de Clínicas e Rua da Consolação até o Centro.
………
É bastante conhecida a “comunidade” (antiga favela) de Paraisópolis, até porque ela fica no Morumbi, Zona Sul, um dos bairros mais ricos da capital paulista, senão o mais rico.
Pois bem. Paraisópolis está do lado direito da Av. Giovanni Gronchi (pra quem vai no sentido da Av. Morumbi). Logo a seguir, mas do lado esquerdo, há outra “comunidade”, que é justamente o Jardim Colombo servido pelo busão visto na imagem.
Na virada pros anos 90, a empresa assinava como estão vendo, 'Viação Santa Cecília' ao lado de seu logotipo. Anteriormente, entretanto, vinha a sigla V.A.O. (iniciais de 'Viação Auto-Ônibus') Santa Cecília, sem o logo.
Eram os os saudosos tempos da padronização 'Saia-&-Blusa': nesse caso específico, o laranja era obrigatório embaixo, o branco acima a viação que escolheu.
Pra quem é mais novo e não presenciou, explicamos: a cor da parte de baixo do veículo (a 'saia') era compulsória, e indicava qual região da cidade a linha percorria. A parte de cima (a 'blusa') a viação podia escolher livremente, repetindo. A Zona Norte tinha duas 'saias', a marrom e a verde-clara, respectivamente as faixas 1 e 9 do sistema.
Isso
porque a divisão da cidade por faixas começava e terminava na Zona
Norte (no sistema atual, o 'Inter-Ligado', isso foi corrigido, agora
a Zona Norte tem as faixas 1 e 2 da nova padronização).
A padronzação 'Saia-&-Blusa' só valia pras empresas particulares. A viação estatal C.M.T.C. estava dispensada, podia decorar seus busões como quisesse.
EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):
1-ZONA NORTE, 'SAIA' MARROM - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
2-ZONA LESTE, 'SAIA' AMARELA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
3-ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários
se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a
padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
4-ZONA
SUL, 'SAIA' AZUL-ESCURA - POSTAGEM
JÁ PUBLICADA;
5-ZONA
SUL, 'SAIA' AZUL-CLARA - POSTAGEM
JÁ PUBLICADA;
6-ZONA
SUL, 'SAIA' VERMELHA - POSTAGEM
JÁ PUBLICADA, UM
ARTICULADO;
7-ZONA
OESTE, 'SAIA' LARANJA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);
8-ZONA OESTE, 'SAIA' VERDE-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
9-ZONA NORTE, 'SAIA' VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
Na faixa
2 da Zona Leste já publiquei outro veículo, um Thamco da viação Penha/São Miguel, clicado no Parque Dom Pedro 2º.
- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).
- CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.
O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrão, que está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;
E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.
A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.
Reportagens sobre o interior e litoral de SP:
- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS (O transporte em Santos e região)
- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)
- - NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década)
.........
De volta a capital: