ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Periferia de Valparaíso, Chile, 1º de abril de 2015. Não é mentira:
Velho guerreiro com décadas de pista luta com todas as forças – veja quanta fumaça tá soltando – pra vencer as ladeiras do bairro São Roque, nessa gelada manhã (Valparaíso é muito fria porque no Pacífico logo a sua frente passa uma corrente marítima polar vinda diretamente da Antártida).
Sofrendo muito mas ele não desiste, devagar e sempre com fé ele vai chegar a seu destino.
Esses dinossauros existem no Chile, claro, como existem em todos os países, até no Brasil. Mas são poucos.
Na Colômbia e Rep. Dominicana, entretanto, são infinitamente comuns, por essas nações terem a economia bem menos desenvolvida que a chilena.
No geral a frota chilena de caminhões pesados é bem parecida com a brasileira, inclusive em alguns casos com as mesmas marcas. Fotografei lá vários Mercedes e Scanias. Há também, evidente, outros caminhões que desconhecemos por aqui.
Dois anos depois do Chile pude também conhecer a Argentina. Na classe-média a média de idade automotiva também é parecida com a brasileira, mas o que mais me impressionou na periferia dessa nação foi o quanto seus caminhões e carros são sucateados.
Matérias sobre caminhões e ônibus:
Do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. |
- F.N.M., EIS O PIONEIRO DOS PIONEIRO: “NÃO ABANDONA A MISSÃO”
Falamos inclusive dos caminhões Fiat no Brasil e exterior.
- TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A 'TRANSGENIA AUTOMOTORA' (Mostramos os 'Papa-Filas' em diversos países, aquela transgenia entre caminhão-carreta e ônibus - no Brasil a maioria dos Papa-Filas era Fenemê);
- "A ESTRELA BRILHA" - (sobre os caminhões Mercedes-Benz, obviamente, que foi a líder do mercado brasileiro por décadas);
- "É UM SCANIA": QUEM OUVIU O RONCO DESSE BICHÃO JAMAIS ESQUECE
(A Mercedes foi líder sim, mas de caminhões pitocos. Entre as carretas quem era o ‘Rei da Estrada’ era Scania);
- "SÉCULO 20: 'AZULÃO EM CURITIBA SÓ NO METROPOLITANO; E "VOLVO ERA VOLVO..." (Aqui o foco é o transporte coletivo; abordo também o fato que Curitiba só foi ter ônibus azuis municipais em 2011, antes não)
– BR-116, BR-381, ETC: COMO AS RODOVIAS SÃO NUMERADAS
Qual o critério dos prefixos das estradas federais brasileiras?
Numa das matérias mais lidas da página eu explico – no mapa a BR-101, a ‘Rodovia Beira-Mar’ brasileira.
- “A VIDA NO MORRO”, PARTE 2: VALPARAÍSO É AMÉRICA DE CORPO E ALMA
Uma imagem vale por milhares de palavras. A periferia de 'Valpo' é assim.
- TRÓLEIBUS DO CHILE: 70 ANOS NA PISTA
MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS QUE SOBEM O MORRO, TRÓLEIBUS DE 70 ANOS, ÔNIBUS SEM CATRACA, E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE NO CHILE
- DAS JARDINEIRAS AOS 'AMARELINHOS' (E O TRÓLEIBUS VOLTOU MAS SE FOI DE NOVO): SANTIAGO, CIDADE-MODELO DO TRANSPORTE AMERICANO
Relembrando também a 'Febre Amarela', 1ª padronização de toda América Hispânica.
Evolução dos ônibus na cidade, das jardineiras aos ‘Amarelinhos’, brevíssima volta e novo ocaso dos tróleis, até os modernos articulados que operam hoje;
Ao lado os ‘Amarelinhos’: dizendo de novo, Santiago fez a 1ª padronização de pintura de toda Hispano-América, 1991 (imagem pertencente ao portal ChileBuses).
Série sobre o Chile:
DO "OUTRO LADO DO MORRO": É O CHILE, CLARO (essa é a mensagem de abertura)
– Europa na América: Bem-vindo a Santiago, que pode até ser europeizada. Mas
– Puxadinho em Prédio????????? É surreal. Mas no Chile é real! Ao lado.
Quem disse que Santiago não é parte da América??? (agosto de 15);
– “Zona de Bomba”??? Calma, são só os ‘bombeiros’. No Chile as aparências enganam.
Agora, infelizmente por vezes ainda estourem mesmo bombas nessa nação:
– O Chile em guerra, ainda hoje: o confronto entre governo e a guerrilha anarquista, e as raízes desse conflito na ditadura Pinochet;
– Paixão em Preto-&-Branco: o futebol nesse país
A esquerda postes pintados pelas torcidas organizadas: só podemos estar no Chile.
A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. E mesmo no mundo – na Colômbia por exemplo ela é um ícone. Sua queda, e a luta pra se re-erguer, agora ficada somente no modal rodoviário.
Esse branco com faixas azuis e verdes é de Teresina-PI: pintura meio livre/meio padronizada; faixa vertical já indica padronização (imagem do portal Ônibus Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário