quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Achado um "Dinossauro" nos morros de Valparaíso, Chile

 

 

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.

Periferia de Valparaíso, Chile, 1º de abril de 2015. Não é mentira:  

Velho guerreiro com décadas de pista luta com todas as forças – veja quanta fumaça tá soltando – pra vencer as ladeiras do bairro São Roque, nessa gelada manhã (Valparaíso é muito fria porque no Pacífico logo a sua frente passa uma corrente marítima polar vinda diretamente da Antártida). 

Sofrendo muito mas ele não desiste, devagar e sempre com fé ele vai chegar a seu destino. 

Esses dinossauros existem no Chile, claro, como existem em todos os países, até no Brasil. Mas são poucos.

Na Colômbia e Rep. Dominicana, entretanto, são infinitamente comuns, por essas nações terem a economia bem menos desenvolvida que a chilena.

No geral a frota chilena de caminhões pesados é bem parecida com a brasileira, inclusive em alguns casos com as mesmas marcas. Fotografei lá vários Mercedes e Scanias. Há também, evidente, outros caminhões que desconhecemos por aqui.

Dois anos depois do Chile pude também conhecer a Argentina. Na classe-média a média de idade automotiva também é parecida com a brasileira, mas o que mais me impressionou na periferia dessa nação foi o quanto seus caminhões e carros são sucateados.  

 Matérias sobre caminhões e ônibus:

Do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

- F.N.M., EIS O PIONEIRO DOS PIONEIRO: “NÃO ABANDONA A MISSÃO”

Falamos inclusive dos caminhões Fiat no Brasil e exterior.


- TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A 'TRANSGENIA AUTOMOTORA' (Mostramos os 'Papa-Filas' em diversos países, aquela transgenia entre caminhão-carreta e ônibus - no Brasil a maioria dos Papa-Filas era Fenemê);

- "A ESTRELA BRILHA" - (sobre os caminhões Mercedes-Benz, obviamente, que foi a líder do mercado brasileiro por décadas);

 

- "É UM SCANIA": QUEM OUVIU O RONCO DESSE BICHÃO JAMAIS ESQUECE 

(A Mercedes foi líder sim, mas de caminhões pitocos. Entre as carretas quem era o ‘Rei da Estrada’ era Scania);


- DO 'FAIXA AZUL' AO FAIXA PRETA': OS VOVOS DO SÉCULO 20 (Centrado mais nos caminhões, mas falamos também dos ônibus, um pouco do Brasil e especialmente do Peru). Ao lado: Curitiba, 1980: a Volvo começa a fabricar caminhões no Brasil. O 1º modelo foi o N10.
 

- "SÉCULO 20: 'AZULÃO EM CURITIBA SÓ NO METROPOLITANO; E "VOLVO ERA VOLVO..." (Aqui o foco é o transporte coletivo; abordo também o fato que Curitiba só foi ter ônibus azuis municipais em 2011, antes não) 

BR-116, BR-381, ETC: COMO AS RODOVIAS SÃO NUMERADAS

Qual o critério dos prefixos das estradas federais brasileiras?

Numa das matérias mais lidas da página eu explico – no mapa a BR-101, a ‘Rodovia Beira-Mar’ brasileira.

Série sobre o Chile:

1valparaiso e assim

- “A VIDA NO MORRO”, PARTE 2: VALPARAÍSO É AMÉRICA DE CORPO E ALMA

Uma imagem vale por milhares de palavras. A periferia de 'Valpo' é assim.

 
Matérias sobre o transporte no Chile
 – BUSSCAR, AQUI JAZ; UMA HOMENAGEM PÓSTUMA

A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. E mesmo no mundo – na Colômbia por exemplo ela é um íconeSua queda, e a luta pra se re-erguer, agora ficada somente no modal rodoviário.

Esse branco com faixas azuis e verdes é de Teresina-PI: pintura meio livre/meio padronizada; faixa vertical já indica padronização (imagem do portal Ônibus Brasil).

Deus proverá

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