Nosso
blog é especializado em ônibus, daí até o 'Busão' no título.
Mas eventualmente abriremos espaço pra outras manifestações do
auto-motor. Inaugurando essa tendência, um caminhão hoje. Mas não
qualquer caminhão, e sim um 'Faixa-Azul' clássico.
Brasil,
anos 80. Volvo com 2 reboques - na época isso se chamava 'Treminhão'
- na colheita de cana-de-açucar.
Um
N10, primeiro modelo fabricado no Brasil. Com fundo branco e 'Faixa
Azul' sobre ele, 2 faróis redondos de cada lado, como foi até
1985.
São
verdadeiros trens sobre pneus. Mas isso é do outro lado do planeta.
Agora voltando a nossa Pátria Amada:
Bi-trem
é comum, você vê aos montes nas estradas. Mas e caminhão
'Tri-Trem'? Você já tinha visto??
Com
cavalo e mais 2 reboques. Esse, só Volvo mesmo, daí o apelido
'Treminhão'. Vejamos a 'Linha do Tempo':
A
Volvo do Brasil foi criada em 1977.
Nesse ano foi aberto um escritório no
Centro de Curitiba.
Enquanto
isso, a fábrica no
bairro Cidade Industrial (C.I.C., na Zona Oeste), era construída. Em
1979 a planta industrial foi inaugurada, saindo da linha de produção
o primeiro ônibus. No ano seguinte vieram os caminhões.
Ao lado: Curitiba, 1980: a Volvo começa a fabricar caminhões no Brasil. O 1º modelo foi o N10, de 10 litros.
(Confesso
pra vocês que não entendo de mecânica, não sei o que significa
motor de ’10 litros’. Copiei essa informação do sítio oficial da Volvo).
Mais
um ano se passou, e em
1981 foi lançado o N12,
de 12 litros. Como é notório, todos
os caminhões Volvo era brancos com uma faixa azul. E
a
imensa maioria era de pesados
(carretas).
Estamos falando dos anos 80. Nessa época existiram
caminhões Volvos ‘tocos’ (sem articulação, ou seja, sem ser
carreta). Mas
os ‘tocos’ eram muito raros. Quase todas as unidades eram mesmo
carretas.
E, repetindo, todos os caminhões eram padronizados em branco,
o que reduz os gastos.
O
N10 é do ano de 1980, e seu ‘irmão maior’ N12 de 81. Até o
meio da década, ambos brancos com faixa azul e faróis redondos.
Em
1985 a faixa decorativa ganha tonalidade negra, e os faróis começam
a ser quadrados. Os
Volvos passam a ser conhecidos como os ‘Faixa-Preta’. “Do
‘Faixa-Azul’ pro
‘Faixa-Preta’. Uma graduação, como acontece no caratê,
não? A cor branca de fundo e o desenho da cabine se mantém.
E
assim segue por mais 4 anos. No
fim de 1989, pro lançamento dos modelos de 1990, surge a linha de
modelos NL: NL10
e NL 12. E esses têm os traços mais arrendondados.
Mas
a novidade mais importante é que agora
os Volvos passam a ser fabricados em várias cores. Encerra-se
a fase do ‘bom e barato’, quando todos os caminhões eram
brancos. No fim dos anos 90 a Volvo passa a importar ‘Cara-Chatas’
da Europa.
Em
2000, os ‘Cara-Chatas passam a ser produzidos no Brasil. No início
ao lado dos ‘bicudos’, o comprador podia escolher qual modelo
preferia. Depois
há a inversão, atualmente só se fabricam ‘Cara-Chatas’.
Uma pena…
Matérias sobre o tema:
Qual o critério dos prefixos das estradas federais brasileiras? Numa das matérias mais lidas da página eu explico –
no mapa a BR-101, a ‘Rodovia Beira-Mar’ brasileira.
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Pra quem que não sabe o que é isso, é mais simples que parece:
Trata-se de veículos adaptados pra um uso distinto do original que saiu da fábrica.
Ou já saiu assim de fábrica, mas é uma variação interessante, curiosa, de um outro veículo de tipo mais comum.
Outro exemplo é o buso com 3-andares. Aposto que você nunca viu. Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022). Mais um pouco teria elevador! Seria inviável atualmente.
Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
(Mostramos
os 'Papa-Filas' em diversos países, aquela transgenia entre
caminhão-carreta e ônibus - no Brasil a maioria dos Papa-Filas era
Fenemê);
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
"Deus proverá"
Nenhum comentário:
Postar um comentário