sábado, 9 de julho de 2022

9 de Julho

 

 

(Zona Sul, faixa 7, Roxa, do Inter-Ligado)

 

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

Por Maurílio Mendes, O Mensageiro

Publicado em 9 de julho de 2022

Imagem acima de autoria própria, de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos. 

Local:
São Paulo-SP.
Viação:
Gatusa/Consórcio 7.
Data:
01/2018.
Carroceria:
Caio Mondego.
Motor:
Mercedes-Benz.
Observação:
Com piso baixo.

Avenida 9 de Julho, Zona Central de São Paulo, janeiro de 2018. Articulado Caio Mondego da Gatusa ("Garagem Americanópolis de Transporte Urbano S.A.")/Consórcio 7 em linha que liga a Zona Sul ao Centrão da metrópole. 

Em São Paulo os busos que passam pelos corredores têm portas dos 2 lados, como sabem. Pois algumas vezes os pontos são na direita e outras na esquerda.

100% das linhas são integradas no cartão. Com uma passagem você anda em 4 ônibus, ou em 3 ônibus e ganha desconto pra usar a rede de metrô e trens

E são milhares de pontos de recarga: em todas as lotéricas, em todos os terminais de ônibus e estações de metrô.

Além dos guichês, você pode usar o auto-serviço em máquinas como essa.

Abaixo vemos na mesma Avenida 9 mde Julho um articulado tribus (trucado no vagão de trás) numa pintura cinza, específica, usada só em veículos que tenham algum diferencial, como sanfonados ou se pitocos um “Tribus Invertido” (trucado no eixo da frente). Na sequência vem um buso na pintura normal.

Em 2018 estavam começando a testar o cinza, primeiro pros busos que tivessem alguma diferenciação em relação ao resto da frota como acabo de dizer. 

Porém depois as duas pinturas foram fundidas: hoje os ônibus paulistanos ainda têm a cor da região da cidade que a linha opera, conforme estabelecido na padronização 'Inter-Ligado', de 2003. Mas agora sobre um fundo cinza, herdado desse experimento que flagrei nessa imagem.

Como visto acima, o busão está na cor roxaportanto faixa 7 (Zona Sul) da padronização 'Inter-ligado', vigente desde 2003 a atualidade (atualizo em 2022). As outras faixas são:

Matérias sobre São Paulo/Capital::

SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 
Ônibus-Zepelim em Belém do Pará.
 
Reformei a postagem, mostrando diversos exemplos de manifestações que se encerraram apenas pra retornarem décadas depois: o restaurante dentro do avião, o táxi-Fusca, pinturas-protóptipo e as janelinhas ovais sobre a porta da Caio, até o famoso Zepelim entrou na história.

Pois ideias são atemporais, já que são Energia. Energia nunca morre.

NO NINHO DAS COBRAS (janeiro/16) – É o Butantã, Zona Oeste, óbvio. Nomeia o famoso ‘Instituto Butantan’, aquele que produz soros anti-ofídicos e vacinas. Dessa vez não visitei o Instituto. O foco da matéria é retratar um pouco do bairro, a Vila Gomes e Jd. Bonfiglioli,

 
Segura essa: no Chile também teve capelinha!

- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE

Quem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.

Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.

Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.

  

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

Ao lado um antigo Caio Bela Vista da  Bola Branca de 'saia' vermelha e 'blusa' bege (algumas imagens pertencem ao sítio Revista Portal do Ônibus)

 “A CIDADE CINZA” – fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão e imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

 
ponte - pichacao
SP: a "Selva de Pedra".
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade. Retratei partes das Zonas Central (o Centrão mesmo e o vizinho Bom Retiro) e Sul (Brooklin e Planalto Paulista). Na Zona Sul dois bairros de classe média-alta – dessa vez, não fui a periferia.
 
Falo um pouco da modernização do transporte igualmente.


- "PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA - Breve ensaio fotográfico na Marginal Tietê (ao lado) e comecinho da Dutra. Portanto pegando as Zonas Central e Norte – inclui algumas tomadas no subúrbio metropolitano de Guarulhos.
 


O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrão, que está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

Mais reportagens sobre transporte:

- TABELA TROCADA

Dezenas de exemplos de busões operando em linhas ou mesmo cidades distintas do que sua pintura indica. 
 
Acima Busscar com pintura do metropolitano de B. Horizonte/MG operando em Barreiras/BA.
 
(A fonte dessa imagem é o blogue WelderBus.) 

Seja emprestados em testes ou quando foram vendidos e o novo dono simplesmente não repintou.

Também aparecerão ônibus com ‘tabela trocada’ dentro da mesma cidade.

Por exemplo esse Expresso “Frota Pública” de Curitiba operando como Inter-Bairros.

Se estivesse na tabela correta, o buso seria verde, como aquele que o ultrapassa ao fundo.

Repare que a placa de itinerário atrás da porta é verde (essa e outras fotos são do acervo do portal Ônibus Brasil).

Peraí: micro-ônibus com 3 eixos??? Só pode ser na Paraíba!

Na capital João Pessoa, onde amam tanto ônibus trucado que até micrinho é Tribus.

- TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO

Esses 3 estados – SP, PB e RN – concentram essa manifestação no Brasil.

Por consequência são comuns também nos vizinhos estados do Nordeste.

Especialmente em Pernambuco e Sergipe e já mais raros na Bahia.

Em verde e branco em São Paulo, na faixa 1 da padronização ‘Inter-Ligado’.

 A esquerda no Terminal Central (não-integrado) de Durbã, 2017

A África do Sul também curte Tribus.

Voltando a nossa nação, evidente que eles existem pelo Brasil todo. Achei fotos dos trucados no:

Norte do Paraná, Mato Grosso, Rio (esse só no tempo jurássico), em Minas, Pará (nesse caso já desativado) e no Rio Grande do Sul.

O 1º Tribus do Brasil veio do interior de Santa Catarina, vejam vocês.

Era uma Rural, que o dono adaptou o 3º eixo – como a tomada histórica registrou.

(A fonte da imagem é o sítio da viação autora da façanha, a Turiscoll.)

Na mesma região, o Oeste de SC, encontramos nos tempos atuais também um micro-tribus, como ocorre na Paraíba.

Deus proverá

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