Juvevê. |
ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
As fotos dessa postagem (com exceção de uma) são de autoria de alguns colegas, que cederam seu trabalho pra essa publicação. As imagens são de livre circulação desde que os créditos sejam mantidos
Curitiba, dezembro de 2021. Ônibus todo iluminado da Linha-Natal circula pela cidade. Essa tomada foi feita no Juvevê, entre as Zonas Central e Norte.
o Público é o parque mais antigo de Curitiba, de 1886, e é no Centro. Eu sei, o Natal já passou. Mas no momento que publico essa postagem (29/12/21) a Linha Natal ainda está ativa, pois rodou até 30 de dezembro. Logo, quando a mensagem subiu pro ar, os busões todo decorados com neon ainda iluminavam as ruas curitibanas.
A esquerda foto feita dentro do Passeio Público.
Dá gosto ver o Natal de Luz ali, nesse tão querido Passeio Público. Eis uma parte da cidade que após um período muito difícil agora "mudou da água pro vinho" - apropriado usar a linguagem bíblica, já que estamos falando do Natal.
Até os anos 80 o Centro em geral e o Passeio Público em particular eram "o coração da cidade": limpos e relativamente seguros, e frequentados por todas as classes, dos trabalhadores braçais a alta burguesia:
Ficava lotado, as pessoas faziam fila pra comer os famosos mini-pasteis, e pra quem aprecia tomar um chope (eu mesmo não bebo). Cheguei a ir lá diversas vezes na minha infância. O lago tinha pedalinhos onde as mães distraiam as crianças, o Passeio era bem-frequentado, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.
Porém a partir dos anos 90 e acentuando após a virada do milênio houve severa decadência na região. Dentro do Passeio e em seu entorno passou a ser uma parte perigosa, mal-frequentada.
No final da década de 10 desse novo milênio era um local evitado pelas famílias, tanto proletarias quanto de classe média.
Estive no Passeio Público num sábado de tempo bom em 2019, antes da revitalização. Foi uma cena triste. Estava quase vazio, foi desolador.
Porém a partir de 2020 tudo mudou novamente, e agora pra melhor.O Natal de Luz trouxe de volta as crianças e as famílias, da periferia e também da média e inclusive alta burguesias de volta ao parque mais antigo da cidade.
A inauguração do Cine Passeio, como onome indica quase em frente, também ajudou nesse processo de revitalização, trazendo movimento saudável o ano inteiro na região.
........
O Natal de Luz dos Parques Barigüi, Iguaçu e Tanguá, inversamente, contam com linhas específicas pra atendê-los.
Feitas com veículos especialmente caracterizados, como as imagens mostram.
No caso do Barigüi e Iguaçu, o único ponto de parada é o terminal de ônibus mais próximo (Campina do Siqueira e Boqueirão, respectivamente). Não é possível entrar ou sair do veículo fora desse exato local específico.
A Linha-Natal do Parque Tanguá começou em 2021 e é convencional: sai do Centro, e permite embarque e desembarque no trajeto, mediante o pagamento da tarifa normal (R$ 4,50).
No Barigüi e Iguaçu o projeto é do ano anterior, ou seja de 2020. O formato é diferente. Como já escrevi antes:
As atrações podem ser conferidas nas 2 linhas especiais de Natal, que saem, respectivamente, dos Terminais Campina do Siqueira e Boqueirão.
Assim, no segundo ano do projeto, enfatizando ainda mais uma vez, o Parque Tanguá também entrou no Circuito.
Ao lado foto de dezembro de 21. o portal bem colorido refletido na água.
Com um céu cinza de fundo que realçou a beleza do espetáculo.
............
Já
produzi uma reportagem com dezenas de fotos por todo Brasil sobre o
tema dos ônibus com decoração natalina.
- HO,HO, HO, CHEGOU O NATAL . . . E PAPAI-NOEL VEIO PILOTANDO UM BUSO ILUMINADO
Postagens sobre o Parque Barigüi, onde é feito o Natal-Luz:
– A "CIDADE OCULTA" - E MAIS O PARQUE BARIGÜI: SANTO INÁCIO, ZONA OESTE (setembro de 17):
O Santo Inácio é dos bairros menos conhecidos de Curitiba, daí o título. Um lugar que ainda abriga casas simples sem muro, em terrenos enormes – como toda periferia de Curitiba foi até o começo dos anos 90 mas não mais a muito.
Creio que a melhor referência é dizer que o Parque Barigui (que aqui citamos) fica – parcialmente – no Santo Inácio.
– PARQUES & FAVELAS: O RIO BARIGÜI (outubro de 2017, reaproveitando material de 2014 e 2011):
O Parque Barigüi foi formado ao lado do lago represado do Rio de mesmo nome. Radiografia completa desse que é um dos mais importantes cursos d'água da cidade. A nascente é na Z/N, e a foz na Z/S. Ainda assim, o Barigüi É Z/O, é o Rio-Arquétipo da parte ocidental da cidade, por isso fica nessa página.Agora sobre as linhas metropolitanas:
- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO
"Deus proverá"
Nenhum comentário:
Postar um comentário