domingo, 20 de dezembro de 2020

Ho, ho, ho, chegou o Natal… e Papai-Noel veio pilotando um buso iluminado....no Parque Barigüi !!!!

 

 

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

A foto acima foi clicada por uma colega. A de baixo é de autoria própria, ambas são de livre circulação desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Curitiba-PR.
Data:
Dezembro de 2020.
Viação:
Acima: Glória ou Mercês; abaixo: Mercês.
Carroceria:
Comil.
Motor:
???
Observações:
No 'Natal de Luz'.

Curitiba, dezembro de 2020. No Parque Barigüi, na Zona Oeste, e no Parque Iguaçu, na Zona Sul, está ocorrendo o espetáculo 'Natal de Luz'. As atrações podem ser conferidas nas 2 linhas especiais de Natal, que saem, respectivamente, dos Terminais Campina do Siqueira e Boqueirão. As fotos dessa matéria foram feitas na linha da Zona Oeste, no Parque Barigüi (acima) e no Terminal C. do Siqueira (abaixo).
 
Em 2019 circulou a 'Linha Natal', que saía do Centro - na Praça Santos Andrade, ao lado do Teatro Guaíra - e era cobrada. Porém em 20 ela não pôde operar devido a epidemia de Corona-Vírus. 
 
Por conta disso as atrações natalinas (coral das crianças, presépio vivo, portais de luz, estátuas cristãs, etc) foram concentradas no Parque Barigüi - pra quem não conhece Curitiba, é o mais famoso da cidade, o 'xodó curitibano'. Assim foi criada a linha-Natal, que esse ano é gratuita e tem seu único ponto embarque e desembarque no Terminal Campina do Siqueira.
 
Esse terminal fica na divisa do bairro de mesmo nome com o Bigorrilho. Chamado por alguns de "Champagnat", é uma parte de classe média-alta, bem como bairros vizinhos.

A Zona Oeste, ao lado da Zona Norte, são as regiões mais arborizadas e aburguesadas da capital paranaense. Com exceção da Cidade Industrial (que é bairro mais populoso de Curitiba, com mais de 180 mil habitantes no Censo de 2010, e que portanto concentra várias vilas populares) a imensa maioria dos bairros da Z/O tem população pequena (sempre perto ou abaixo de 30 mil moradores) e renda mais elevada.
 
 
Assim a prefeitura decidiu fazer outra celebração do Natal de Luz também no Parque Iguaçu, com o ônibus saindo do Terminal Boqueirão, mais próximo dos bairros proletários da cidade.
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Os busões da Linha-Natal do Pq. Barigüi são as jardineiras - de 1 andar - utilizadas na Linha Turismo. Ambos da montadora Comil (que tem sede em Erechim, Rio Grande do Sul).
 
Falando dos que foram retratados aqui, o acima foi clicado no parque mesmo, e está com a pintura branca, a primeira da Linha Turismo, quando essa era operada só com ônibus de 1 andar. Enquanto que o de baixo, fotografado no terminal, está já na pintura bege com arco vermelho, a segunda e atual da Linha Turismo, adotada quando chegaram os famosos busões de 2-andares - utilizada também nos veículos de somente 1 andar, como visto aqui.
 
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Matérias sobre o tema (após as ligações há mais uma foto, da Linha-Natal no Terminal Campina do Siqueira):  

Já produzi uma reportagem com dezenas de fotos por todo Brasil sobre o tema dos ônibus com decoração natalina.

- HO,HO, HO, CHEGOU O NATAL . . . E PAPAI-NOEL VEIO PILOTANDO UM BUSO ILUMINADO

Postagens sobre o Parque Barigüi, onde é feito o Natal-Luz:

A "CIDADE OCULTA" - E MAIS O PARQUE BARIGÜI: SANTO INÁCIO, ZONA OESTE (setembro de 17): 

O Santo Inácio é dos bairros menos conhecidos de Curitiba, daí o título. Um lugar que ainda abriga casas simples sem muro, em terrenos enormes – como toda periferia de Curitiba foi até o começo dos anos 90 mas não mais a muito.

Creio que a melhor referência é dizer que o Parque Barigui (que aqui citamos) fica – parcialmente – no Santo Inácio.

PARQUES & FAVELAS: O RIO BARIGÜI (outubro de 2017, reaproveitando material de 2014 e 2011):

O Parque Barigüi foi formado ao lado do lago represado do Rio de mesmo nome. Radiografia completa desse que é um dos mais importantes cursos d'água da cidade. A nascente é na Z/N, e a foz na Z/S. Ainda assim, o Barigüi É Z/O, é o Rio-Arquétipo da parte ocidental da cidade, por isso fica nessa página.
 
LINHA TURISMO: A CURITIBA QUE SAI NA T.V. - Na postagem conto a história completa desse modal, que emprestou os veículos pra Linha-Natal do Barigüi.
Desde o tempo da ‘jardineira’ “Pro-Parque” e da linha “Volta ao Mundo“, que foram suas predecessoras. Passando pelo momento que a Linha Turismo ainda era feita com velhos ônibus de 1-andar. A Linha Turismo não era vista com tanta importância.
Por isso os ‘carros’ que nelas serviam eram aposentados das linhas convencionais, reformados pra mudarem as janelas e os bancos. Só depois chegaram os busões 0km especialmente pra Linha Turismo; Primeiro ainda com 1 andar mesmo, e mais recentemente os famosos 2-andares.
 

(Radiografia completa, todos os modais: Expressos, ConvencionaisIntrer-Bairros, Alimentadores, Circular-Centro, Ligeirinhos, e mesmo outros que já foram extintos.)


ANTES & DEPOIS: FROTA PÚBLICA DE CURITIBA: Entre 1987 e 88, a prefeitura encomendou 88 articulados, que vieram pintados de laranja.

Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações. 

Tudo somado, os 88 busos eram nessas configurações:
– 12 Caios Amélia (11 Scania e 1 Volvo)
– 26 Marcopolos Torino (todos Volvo)
– 50 Ciferal Alvorada (idem, 100% Volvo).

Vendo pelo fabricante de motor, repetindo, foram 11 Scanias (todos eles Caio Amélia e com o eixo a frente da porta) e 77 Volvos (sendo 1 Caio Amélia, 26 Marcopolos Torino e 50 Ciferal Alvorada, todos com o eixo na posição ‘normal’, atrás da porta).

Esse é focado nos ônibus. Falo bastante da cidade de Curitiba, principalmente de um fato curioso:Azul é a cor mais comum de ônibus pelo mundo afora.
No entanto, só em 2011 a capital do Paraná foi ter busos nessa cor. A vai durar pouco. Os ‘ligeirões’ comprados a partir de 2018 voltaram a ser vermelhos.

Assim, em algum momento na década de 20, a frota azul adquirida em 2011 será substituída.

Curitiba deixará então de ter busos celestes, e então nãos os terá nem no municipal tampouco no metropolitano. Alias esse tema já nos leva a próxima matéria.

Aqui retrato a história do modal ‘Expresso’, desde sua criação em 1974Você sabe quantas cores o Expresso já teve em Curitiba?

Foram 4, começou vermelho, já tentaram fazer Expressos laranjas (dir.), cinzas (esq.) e azuismas sempre voltam a ser vermelhos.

As próximas 3 matérias retratam Colombo, na Zona Norte da Grande Curitiba.

– VIAGEM PRO PASSADO: A GARAGEM DA VIAÇÃO COLOMBO, ANOS 80 - Quando ainda era pintura livre, e a viação era grande cliente da Caio (depois ela ficou 20 anos sem adquirir Caios 0km).

Ficou pronto em 2006, mas ficou 3 anos fechado, só sendo inaugurado (de forma errada) em 2009.
Somente em 2016 o Roça Grande se transformou num terminal de verdade.
Com linha troncal sendo feita por articulado e linhas alimentadoras com integração de fato.
Fotografei um articulado Caio ex-BH chegando no Terminal Roça Grande vindo do Centrão de Ctba. .  Isso nos leva as duas próximas matérias.

Até 2015, a prefeitura de Curitiba controlava também boa parte do transporte metropolitano.
Então era proibido trazer ônibus usados, tinha que ser sempre 0km.
Nesse ano houve o rompimento. As linhas inter-municipais voltaram pra alçada do governo do estado.
Com isso, Curitiba passou a ser grande importadora de busões de outros estados.

Um busão do Recife foi vendido primeiro pra Aracaju-SE.
Onde operou sem repintar por conta de uma homenagem que uma viacão sergipana faz a Pernambuco.
Depois veio pra Grande Curitiba, sendo enfim repintado no padrão metropolitano.
E assim, no bege da Comec, foi deslocado pra Itajaí/SC.
Mostro vários outros exemplos que nas viações metropolitanas a importação de ônibus usados virou rotina em Curitiba.
Especialmente entre os articulados, mas chegou ma leva de ‘carros’ curtos também.



Agora sobre as linhas metropolitanas:



- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO

 

 

 "Deus proverá"

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