ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local: |
Curitiba-PR. |
Viação: |
Cidade Sorriso. |
Data: |
07/21. |
Carroceria: |
Caio Milênio-Expresso (oficialmente 'Millennium BRT') |
Motor: |
??? |
Observação: |
Motor traseiro, além do mais o bichão é trucado ("Tribus"). |
Divisa dos bairros Prado Velho (Zona Central) e Guabirotuba (Zona Leste), Curitiba, julho de 2021. Articulado Caio da viação Cidade Sorriso na linha 350-F. Varela/Pinheirinho, no 1º dia útil de operação da nova canaleta de Expresso ('corredor') da Linha Verde Norte/Leste, o antigo trecho urbano da BR-116.
Aleluia! Enfim uma linha de Expresso na Linha Verde Leste/Norte. A F. Varela/ Pinheirinho, se iniciou em 17 de julho de 2021. Por enquanto incompleta, só ficaram prontas 3 novas estações:
F. Varela mesmo que o nome da linha indica que é o ponto final, Vila Olímpica e PUC. A F. Varela e a PUC são mini-terminais, e agregaram novas opções de integração, o que já ajuda bastante.
Em 2007 a prefeitura lançou o projeto de construir mais um corredor de ônibus expressos ligando as Zonas Sul, Leste e Norte da cidade.
O trecho Sul saiu bem rápido, ficou pronto em 2009, apenas 2 anos depois. E o primeiro trecho da Linha Verde Leste/Norte estava pronto e poderia ter sido inaugurado.
Inclusive foram instaladas placas indicando ‘Estação PUC’ e ‘Estação UFPR’. Além disso a obra até o Atuba já estava em andamento.
A previsão é que fosse concluída em poucos anos, até 2011 ou 12, bem antes da Copa do Mundo de 2014 (ocorrida no Brasil como lembram, Ctba. foi uma das sedes).
Não foi assim que aconteceu. A Linha Verde avançou a passos de tartaruga – em alguns momentos parou mesmo.
Só agora, em 2021, foi entregue a primeira linha de Expresso que vem pela antiga BR-116 e entra nas Zonas Leste e Norte (ela corta mais a Zona Leste que a Norte; por isso chamo de “Linha Verde Leste/Norte“, e não somente “L. Verde Norte”, como é a denominação oficial).
Nada menos que 14 anos e meio depois do início da construção. Com cerca de 10 anos de atraso em relação ao cronograma original. Quase uma década e meia pra entregar um corredor de ônibus??? Fala sério!!!!
Não resta dúvidas que não há mais em Curitiba o mesmo pique de antes, que a tornou famosa mundialmente nos anos 70, 80 e 90.
Já é melhor que nada. Com 14 anos de atraso, pelo menos alguma coisa saiu do papel e começou a funcionar. Só inauguraram 3 novas estações (escrevo em 21): Fagundes Varela, Vila Olímpica e PUC. Ainda faltam mais 5. Agora olhando pelo lado positivo:
As estações-tubo F. Varela e PUC são mini-terminais, permitem a integração com diversas linhas de Convencionais, Alimentadores e Inter-Bairros. Já é um avanço.
Reportagem completa sobre o tema, produzida no 1º dia útil de funcionamento da nova linha.
Estações da Linha Verde são mini-terminais. |
– 2021: UFA! 14 ANOS DEPOIS, ENFIM INAUGURADA A LINHA VERDE NORTE/LESTE – Incompleta por enquanto
Curitiba não é mais a mesma. Antes a cidade inovava: Nos anos 70 e 80 criou - a nível global - o conceito de ônibus "Expresso" (corredores exclusivos, terminais de integração, etc.). Em 1992 foi aqui que começou a rodar o primeiro bi-articulado do Brasil.
Agora…quanta diferença: o corredor da ‘Linha Verde’ começou a ser construído em 2007. Só em 2021 começou a circular um Expresso no trecho Leste/Norte da linha. 14 anos e meio depois.
Antes tarde que nunca, ao menos agregou novas opções de integração, já que várias de suas estações-tubo são mini-terminais. Onde é possível baldear gratuitamente pra diversas linhas Convencionais, Alimentadores e Inter-Bairros. A esquerda acima o Convencional Canal Belém integrando gratuitamente na Estação PUC (ao fundo o Circo Vostock, que está fixo no local há alguns anos).
Mais matérias sobre o transporte em Curitiba:.
Linhas do Terminal Roça Grande, Colombo. |
- TATUQUARA, ZONA SUL: O TERMINAL QUE NÃO É TERMINAL -
(atualizado em maio de 2021, quando da inauguração do mesmo) –
Não é terminal porque foi planejado errado, não tem linhas troncais (Ligeirinho nem Expresso) tampouco Alimentadores próprios. Não agregou novas opções de integração. Resultado? Está vazio, grosseiramente sub-utilizado, pois não é útil aos moradores da região.
Exatamente como aconteceu antes na Zona Norte, em Colombo. Refrescando a memória, o Terminal Roça Grande ficou pronto em 2006, mas só foi inaugurado - de forma erra em 2009. E somente em 2016 se tornou um terminal de verdade, com linhas troncais feitas por articulados ee alimentadores próprios. Faça as contas, 10 anos pra corrigir. Espero que no Tatuquara o ajuste leve menos que uma década. Bem menos.
Falo também da grande invasão que ocorreu no Tatuquara em 2020 - antes da eleição como é tradição em Curitiba - próximo a Vila Zanon. Situação tensa na Zona Sul.
Mostram, respectivamente, ônibus que começaram na capital do PR e depois foram vendidos pra outras cidades do mundo; E, inversamente, bichões que primeiro rodaram em outras terras e depois vieram pra cá.
De 2015 pra cá o sistema metropolitano da capital do PR passou a ser grande importado de busões usados. Isso é domínio público. Agora segura essa bomba: flagrei um Caio Gabriela Expresso operando na Costa Rica, América Central. O letreiro diz “020-Inter-Bairros 2”, entregando que ele é oriundo daqui de Curitiba.
Outra raridade postada na mesma reportagem: já na pintura do ‘Municipalizdo’ de SP. Letreiro: “203-Sta. Cândida/C. Raso”, articulado também ex-curitibano evidente.
E, o tema dessa postagem, Ligeirinho de Curitiba em plena Nova Iorque/EUA. A linha é ‘Lower Manhattan’.
Calma, como dito foi somente por uma
semana que eles rodaram lá. Uma exposição do novo sistema que estava
sendo implantado aqui. Só um espetáculo teatral, resumindo.
- OS "CURITIBOCAS" - Desenhos de Curitiba, inclusive de um bi-articulado em frente ao Passeio Público.
- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO
Mais reportagens abordando o transporte Curitibano.
"Deus proverá"
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