terça-feira, 6 de agosto de 2019

SP, 1957: "Trem das Onze" na ativa.

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/04/20/saia-blusa-onibus-paulistanos-1978-1991/

Imagem pertencente ao sítio São Paulo Antiga. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
1957.
Viação:
CMTC (estatal Cia. Municipal de Transp. Coletivo, extinta em 1994).
Carroceria:
???.
Motor
???

Zona Norte de São Paulo, 1957. Maria-Fumaça que ia pro Jaçanã (na verdade ia pra Guarulhos via Jaçanã), a da famosa música "Trem das Onze"..

Foto na Av. Cruzeiro do Sul, esquina com a Gen. Ataliba Leonel, bairro Carandiru, Zona Norte.

Ao fundo a Estação Areal da linha férrea, hoje quase no mesmo local está a Estação Carandiru do metrô.

A tomada é a poucos metros do local onde se localizou por décadas a 'Casa de Detenção de São Paulo', mais conhecida por 'Penitenciária do Carandiru'.

Foi inaugurada ainda na década de 20 do século 20, recebeu esse nome em 1928. Em 1992 ali ocorreu o famoso 'Massacre do Carandiru', onde centenas de presos foram mortos após uma rebelião (na contagem oficial, 111. Alguns dizem que a cifra real é bem maior). 10 anos depois, em 2002, a Penitenciária do Carandiru foi desativada.

Então voltemos a falar de 1957, quando foi feita essa foto. A linha de trem já se se encaminhava pra seus últimos tempos. Foi desativada no meio dos anos 60.

Mais uma década se passou, e em 1974 foi inaugurado o metrô, primeiramente até Santana. Expansão posterior o levou até o bairro do Tucuruvi, suprindo parcialmente a lacuna deixada pela extinção do trem. Mas não totalmente, posto que o trem seguia até Guarulhos, na região metropolitana.

Alias, Guarulhos hoje é o segundo município mais populoso do estado de SP, só atrás da capital no entanto maior que Campinas.

E Guarulhos só foi contar novamente com trem suburbano ligando-a a capital em 2018, quando foi inaugurada a 'Expansão Aeroporto' da CPTM. Note-se que o atual trajeto ligando Guarulhos ao Centro da capital é via Zona Leste, enquanto que o antigo era através da Zona Norte.

Seja como for, com muito atraso enfim os guarulhenses estão novamente conectados a rede de trilhos da capital paulista.
……..


Repare nas janelas. Era o padrão dos ônibus dos anos 50 – a carroceria talvez seja importada (prov. dos EUA).

Seja como for, na época os ônibussejam a dísel ou elétricos, os 'trólebus' tinham sempre aquele desenho de janela, independente da marca: uma janelinha redonda menor por cima, e outra maior embaixo, separadas e redondas.

São Paulo, Araraquara (no interior paulista), Santos (principal cidade e porto do litoral do mesmo estado) e Recife-PE tiveram até a virada do milênio ainda na ativa tróleibus fabricados nos anos 50. Sim, é isso, eles ficaram quase 50 décadas na pista – no Chile a longevidade é maior ainda, em Valparaíso (também no litoral) alguns tróleis circularam pelo menos por 70 anos!
………

Pra fechar: aquele edifício mostrado ao fundo ainda existe (escrevo em 19), apenas acrescentaram mais um andar na cobertura (alias, o 'puxadinho no prédio' é outro fenômeno que presenciei muito no Chile – e também na República Dominicana).

Matérias sobre o tema:
"Deus proverá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário