ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Autoria
própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam
mantidos.
Local:
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Grande
Curitiba-PR.
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Data:
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Janeiro
de 2016.
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Viação:
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Tamandaré
(pertencente ao grupo da viação Campo Largo).
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Carroceria:
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2
Marcopolo Viale 'padrão' (alongado, 3 portas), e a esquerda um
Busscar.
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Motor
|
O
16C47 ao centro é Volvo; os demais não podemos afirmar com
certeza.
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Observações:
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Os busos ainda têm a pintura e
numeração baseada no sistema municipal de Curitiba; essa
situação está sendo modificada.
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Almirante
Tamandaré, Zona Norte da Grande Curitiba, janeiro de 2016.
Garagem
da Viação Tamandaré, flagramos uma parte da frota retratando um
momento de transição no transporte metropolitano da capital do
Paraná.
Aqui notamos 3 detalhes que pertenceram a um ciclo anterior, e que agora
nas linhas inter-municipais não existem mais ou estão deixando de
existir:
-
No
letreiro de lona, a
linha se chamava 'Ctba/Tamandaré'.
No
eletrônico já está 'Cachoeira', porque foi
alterada pra 'Curitiba/Cachoeira';
-
A
numeração dos busos era alfa-numérica,
ou seja, 16C47, 16C99 e 16C31. Não
existe mais,
atualmente esses 'carros' seriam 16047, 16099 e 16031 (dando um ex.
aleatório, só pra vocês entenderem);
-
A
pintura é amarela, como as linhas convencionais municipais da capital. Mas agora as linhas inter-municipais estão sendo repintadas de bege.
Não
é difícil entender o porque de tudo isso. Até
2015, a prefeitura de Curitiba gerenciava também
o transporte metropolitano.
Nesse
ano de 15 houve a separação, a Urbs (órgão
estatal municipal curitibano)
voltou a cuidar somente das linhas da capital, os trajetos que cruzam
as divisas de município voltaram pra alçada da Comec (órgão
análogo da esfera estadual).
E
a
Urbs havia decorado boa parte da frota metropolitana em imagem e
semelhança da municipal. Por isso o 'C', de convencional,
deixando o busão como 16C47.
Sob
a égide da Comec,
retornou pra apenas dígitos numéricos.
Por isso disse que esse veículo do centro da imagem agora pode ser o
16047. Poder ser também o 16647, 16447, ou mesmo outra combinação.
O
que importa é que agora não há mais letras dentro de seu nº de
identificação na frota.
A
Comec alterou também o nome de algumas linhas. No caso de Alm.
Tamandaré essa mudança veio pra melhor.
Explico.
Esse
subúrbio metropolitano tem 2 terminais de transporte, o 'Cachoeira'
e o 'Tamandaré'.
O Cachoeira fica no bairro de mesmo nome (na divisa com Curitiba), no centro populacional e econômico do município. Natural
que seja assim, boa parte senão a maioria dos tamandareenses
trabalha na capital, portanto quer morar o mais perto dela possível.
Já
o Terminal Central de Tamandaré é chamado simplesmente de
'Tamandaré'. Fica no Centro político do município, longe da divisa
com Curitiba.
Oras,
se o ônibus vai pro Terminal Cachoeira, e não pro Terminal
Tamandaré, por que não chamar 'Curitiba/Cachoeira'?
'Curitiba/Tamandaré' estava criando uma confusão desnecessária,
algumas
pessoas que não pegam essa linha todo dia confundiam o destino,
quando eventualmente precisassem usar essa condução.
(Antes
que alguém pense que esse latão poderia estar fazendo mesmo a linha
pro Terminal [Central]
de Tamandaré, esclarecemos que essa referida linha - que vai via Rodovia dos Minérios, trajeto distinto – também é operada por
empresa distinta, a Viação do Sul no caso.)
Com o LIgeirinho acontecia a mesma coisa, só que pior. Até
2015 a linha se chamava 'Fazendinha/Tamandaré', aí estava incorreto
nas duas pontas. Primeiro porque como dito ela
não vai pro Terminal Tamandaré, e sim pro Cachoeira.
E
do lado de Curitiba também estava errado. O ponto final é no
Terminal Caiuá, que fica no bairro Cidade Industrial (CIC), Zona Oeste, e não no Terminal Fazendinha, que se localiza no bairro de mesmo nome, vizinho ao CIC.
Então,
dizendo ainda mais uma vez, o Ligeirinho “Fazendinha/Tamandaré”
estava errado nas 2 pontas. Mas em 2015 ele acabou. Quando voltou em
2018 veio com o nome certo, agora ele se chama “Caiuá/Cachoeira”.
Alias
se você gosta de Marcopolos Viales, na última postagem sobre Curitiba subi pra rede o convencional municipal que vai justamente pro Caiuá - o “Expresso do Ocidente” - e também é Viale.
Agora
tocando no 3º
ponto, o da pintura. Enfatizando novamente, depois que a Comec
re-assumiu as linhas metropolitanas, a frota está sendo repintada de
bege, que é a cor metropolitana por excelência em Ctba. .
Mas
o processo é caro e demorado, então ainda está em andamento
(escrevo em 2019):
Já
existem vários busões beges, mas muitos amarelos ainda circulam – flagrei um deles, nessa mesma linha 'Curitiba/Cachoeira', resultado de um processo de 'canibalização'.
...........
Matéria sobre o bairro da Cachoeira (que é compartilhado por Curitiba e Tamandaré):
Radiografias sobre o transporte curitibano. Primeiro sobre as linhas metropolitanas:
- PIONEIROS DA PADRONIZAÇÃO METROPOLITANA: BELO HORIZONTE, GOIÂNIA E FLORIANÓPOLIS (Essas capitais foram as primeiras, daí o título; mas na reportagem mostro outras cidades, incluindo Ctba.)
- DO ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA, 1992-PRESENTE
- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO
E agora o municipal da capital:
- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO: ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.
Deus proverá
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