segunda-feira, 24 de junho de 2019

Garagem da viação Tamandaré

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Grande Curitiba-PR.
Data:
Janeiro de 2016.
Viação:
Tamandaré (pertencente ao grupo da viação Campo Largo).
Carroceria:
2 Marcopolo Viale 'padrão' (alongado, 3 portas), e a esquerda um Busscar.
Motor
O 16C47 ao centro é Volvo; os demais não podemos afirmar com certeza.
Observações:
Os busos ainda têm a pintura e numeração baseada no sistema municipal de Curitiba; essa situação está sendo modificada.

Almirante Tamandaré, Zona Norte da Grande Curitiba, janeiro de 2016. Garagem da Viação Tamandaré, flagramos uma parte da frota retratando um momento de transição no transporte metropolitano da capital do Paraná.

Aqui notamos 3 detalhes que pertenceram a um ciclo anterior, e que agora nas linhas inter-municipais não existem mais ou estão deixando de existir:

- No letreiro de lona, a linha se chamava 'Ctba/Tamandaré'. No eletrônico já está 'Cachoeira', porque foi alterada pra 'Curitiba/Cachoeira';

- A numeração dos busos era alfa-numérica, ou seja, 16C47, 16C99 e 16C31. Não existe mais, atualmente esses 'carros' seriam 16047, 16099 e 16031 (dando um ex. aleatório, só pra vocês entenderem);

- A pintura é amarela, como as linhas convencionais municipais da capital. Mas agora as linhas inter-municipais estão sendo repintadas de bege.


Não é difícil entender o porque de tudo isso. Até 2015, a prefeitura de Curitiba gerenciava também o transporte metropolitano.

Nesse ano de 15 houve a separação, a Urbs (órgão estatal municipal curitibano) voltou a cuidar somente das linhas da capital, os trajetos que cruzam as divisas de município voltaram pra alçada da Comec (órgão análogo da esfera estadual).

E a Urbs havia decorado boa parte da frota metropolitana em imagem e semelhança da municipal. Por isso o 'C', de convencional, deixando o busão como 16C47.

Sob a égide da Comec, retornou pra apenas dígitos numéricos. Por isso disse que esse veículo do centro da imagem agora pode ser o 16047. Poder ser também o 16647, 16447, ou mesmo outra combinação. O que importa é que agora não há mais letras dentro de seu nº de identificação na frota.

A Comec alterou também o nome de algumas linhas. No caso de Alm. Tamandaré essa mudança veio pra melhor.

Explico. Esse subúrbio metropolitano tem 2 terminais de transporte, o 'Cachoeira' e o 'Tamandaré'.

O Cachoeira fica no bairro de mesmo nome (na divisa com Curitiba), no centro populacional e econômico do município. Natural que seja assim, boa parte senão a maioria dos tamandareenses trabalha na capital, portanto quer morar o mais perto dela possível.

Já o Terminal Central de Tamandaré é chamado simplesmente de 'Tamandaré'. Fica no Centro político do município, longe da divisa com Curitiba.

Oras, se o ônibus vai pro Terminal Cachoeira, e não pro Terminal Tamandaré, por que não chamar 'Curitiba/Cachoeira'? 'Curitiba/Tamandaré' estava criando uma confusão desnecessária, algumas pessoas que não pegam essa linha todo dia confundiam o destino, quando eventualmente precisassem usar essa condução.

(Antes que alguém pense que esse latão poderia estar fazendo mesmo a linha pro Terminal [Central] de Tamandaré, esclarecemos que essa referida linha - que vai via Rodovia dos Minérios, trajeto distinto – também é operada por empresa distinta, a Viação do Sul no caso.)

Com o LIgeirinho acontecia a mesma coisa, só que pior. Até 2015 a linha se chamava 'Fazendinha/Tamandaré', aí estava incorreto nas duas pontas. Primeiro porque como dito ela não vai pro Terminal Tamandaré, e sim pro Cachoeira.


Então, dizendo ainda mais uma vez, o Ligeirinho “Fazendinha/Tamandaré” estava errado nas 2 pontas. Mas em 2015 ele acabou. Quando voltou em 2018 veio com o nome certo, agora ele se chama “Caiuá/Cachoeira”.


Agora tocando no 3º ponto, o da pintura. Enfatizando novamente, depois que a Comec re-assumiu as linhas metropolitanas, a frota está sendo repintada de bege, que é a cor metropolitana por excelência em Ctba. .

Mas o processo é caro e demorado, então ainda está em andamento (escrevo em 2019):

...........

Matéria sobre o bairro da Cachoeira (que é compartilhado por Curitiba e Tamandaré):

Radiografias sobre o transporte curitibano. Primeiro sobre as linhas metropolitanas:
- PIONEIROS DA PADRONIZAÇÃO METROPOLITANA: BELO HORIZONTE, GOIÂNIA E FLORIANÓPOLIS (Essas capitais foram as primeiras, daí o título; mas na reportagem mostro outras cidades, incluindo Ctba.)

- DO ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA, 1992-PRESENTE

- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO


E agora o municipal da capital:

- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO: ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.


Deus proverá

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