terça-feira, 9 de agosto de 2022

Gênese Revisitada: o Céu da África

 

   ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
 

Local:

Bairro 'Woodstock', Cidade do Cabo.

Data

04/2017.

Zona Central da Cidade do Cabo, África do Sul, abril de 2017. Estação 'Woodstock' - nome do bairro - do moderno sistema de 'BRT', chamado 'Minha Cidade' ('My Citi' no original, com 'i' mesmo: tradição local esse 'câmbio vocálico')

A esquerda o porto, e a direita a estação de trem homônima do sistema de trem de subúrbio 'MetroRail'. De quebra ainda vemos a ciclovia. Vários modais numa mesma imagem. Tudo emoldurado pelo belo pôr-do-sol ao fundo. 

O sistema de trens de subúrbio 'MetroRail' está presente em todas as grandes cidades da África do Sul, mas em todas funciona precariamente. O movimento é muito baixo mesmo no horário de pico; e há motivos pra isso, os serviços deixam bastante a desejar.

Já o modal 'Minha Cidade', de BRT, é exatamente ao contrário. A Cidade do Cabo conta com moderníssima rede de ônibus, no mesmo nível das mais avançados da América, Europa e Ásia.

Os micros fazem as linhas de menor movimento, pros bairros de classe-média, onde menos gente usa transporte coletivo. Pros bairros populares em que a demanda é maior entra o sistema que Curitiba (que o criou) batizou como ‘Expresso’, hoje conhecido pela sigla em inglês ‘BRT’:

Canaletas (‘corredores’) exclusivas operadas por articulados, de preferência com estações com embarque em nível pré-pago.

Na 1ª imagem da postagem vemos tudo isso em ação no bairro ‘Woodstock’, Zona Central da Cidade do Cabo.

E repito ao fundo está o pôr-do-sol, o horizonte todo amarelado nesse lindo crepúsculo (vemos também os ‘conteineires’ do porto).

Acima “Uma Onda no Mar”: Ponta Verde (‘Green Point’ no original), também na Zona Central do Cabo

Diz a Gênese que o planeta se materializou quando “no Início Deus Separou o Céu da Terra”. E a ciência nos conta que a saga do homem começou na África, daí o consagrado termo ‘Mama-África’.

Assim, somando tudo, a mensagem que mostra o céu da África só poderia mesmo chamar “Gênese Revisitada”. A esquerda o sol se põe no mar na Cidade do Cabo.

  Gênese Revisitada: o Céu da África (outubro.18): Belas imagens celestes, do Cabo, Joanesburgo e Durbã.

Inclui também as flores da África (postagem publicada em junho.18). 

Essa aqui também é da chamada‘Riviera do Cabo‘.

 Então vamos a série sobre a África:

DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO (julho.17) -

Falamos das “Guerras do Transporte” – não é figura de linguagem, o sangue correu e ainda corre.

E também do que funciona exemplarmente, como os ônibus do Cabo e o Gautrem (direita), que liga justamente Joanesburgo e Pretória. Esse funciona exemplarmente, exatamente ao contrário do 'MetroRail'.

- ÁFRICA DO SUL, O MUNDO NUM SÓ PAÍS (maio.17, abertura da série, falo da triste era do 'apartheid', da luta que foi pra derrubar o regime racista);

Tribus articulado na Cidade do Cabo, 2017.

Joanesburgo, a “Metrópole Global Africana” (abril.18): Gauteng, como dito, é o menor estado (província) da África do Sul. Mas seu centro populacional, econômico e político.

Ali está Joanesburgo, sua maior metrópole, centro financeiro e político do país. Um pouco mais ao norte fica Pretória, a capital administrativa nacional, que é praticamente um subúrbio do Joanesburgo.

Encanto Multi-Dimensional: a Cidade do Cabo (e do Vinho), um Chacra da Terra (fevereiro.18): Uma radiografia completa da mais bela cidade da África do Sul, e uma das mais belas do mundo.

- América na África (Índia na África também) – é Durbã, de Porto Natal a eThekwini (setembro.18):

Se a República Dominicana é a 'África na América', Durbã, inversamente, é a ‘América na África’.

Pois se parece mais com as cidades latino-americanas (tem favelas em morros), enquanto o resto da África do Sul segue o modelo anglo-ianque  de urbanização.

Ademais, Durbã é a maior diáspora indiana a nível global, a “Índia na África”.

Khayelitsha É África: só eu e Deus na "Zona de Perigo" (setembro.17):

Minhas voltas (sozinho, de transporte público, sem celular, guia ou qualquer proteção exceto a Divina) pelas periferias de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durbã.

Todas essas cidades têm problemas seríssimos de segurança pública, como não é segredo pra ninguém.

Em Durbã andei até num camburão policial (ao lado), os policiais me deram uma "carona" pra me tirar de uma dessas periferias.

A Riviera do Cabo (maio.17): Ensaio fotográfico mostrando a orla da Zona Sul da Cidade do Cabo (acima). Que, repito, é uma das cidades mais lindas do mundo, ao lado apenas uma amostra. E esse é seu pedaço mais encantador. Definitivamente “palavras não são necessárias“.

Deus proverá

Nenhum comentário:

Postar um comentário