quarta-feira, 23 de junho de 2021

Tribus, articulado e alongado na Cidade do Cabo, África do Sul

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.

Local:

Cidade do Cabo, África do Sul.

Data

04/2017.

Viação:

Golden Arrow ("Flecha Dourada", em português).

Carroceria:

????

Motor:

???? (talvez Man).

Observações:

Linha não-integrada, com pintura livre.

Cidade do Cabo, África do Sul, abril de 2017. Articulado tribus (trucado) e alongado da viação 'Golden Arrow', na nova pintura usada agora no século 21.
 

O Cabo conta com uma moderníssima rede de transporte integrada com ônibus, chamada 'Minha Cidade' ('My Citi' no original, com 'i' mesmo). Os veículos têm pintura padronizada, e as linhas de grande demanda são feitas por articulados que usam canaletas exclusivas e estações elevadas com embarque pré-pago. As linhas menores são feitas por busões de tamanho normal e micro-ônibus. 

Mas essa rede, embora em constante expansão, ainda não cobre todos os bairros da cidade e região metropolitana. Ali a maioria das pessoas precisa se locomover de van, que os sul-africanos chamam de 'táxi'.

Há ainda a opção dos ônibus não-integrados, que permanecem com pintura livre. Desses, a maior viação é a 'Golden Arrow'. 

Que como dito e é óbvio, significa 'Flecha Dourada' em português. No século 20 sua frota era decorada com uma pintura inteiro, bem, dourada como o nome indica. Atualmente optaram por essa de 'saia' verde e corpo do veículo branco.

Um registro raro, são poucos os articulados em pintura livre e linhas não-integradas na África do Sul. Ademais o bichão é alongado e trucado. Consegui enquadrar o ônibus inteiro, infelizmente um carro encobriu parte do vagão de trás. Mas conseguimos ver nitidamente a pintura, o novo padrão visual da empresa 'Golden Arrow'. 

.......

Matérias sobre o tema:

- TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO 

(O foco é mais nos urbanos, porém mostro também o Tribus rodoviário. E citei esses 3 estados porque é onde esse modelo é mais comum, mas há fotos deles pelo país inteiro; na atualização incluí a África do Sul, onde consegui clicar tribus nas suas 3 principais cidades)

Então vamos a série sobre a África:

DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO (julho.17) -

Falamos das “Guerras do Transporte” – não é figura de linguagem, o sangue correu e ainda corre.

E também do que funciona exemplarmente, como os ônibus do Cabo e o Gautrem (direita), que liga justamente Joanesburgo e Pretória.

- ÁFRICA DO SUL, O MUNDO NUM SÓ PAÍS (maio.17, abertura da série, falo da triste era do 'apartheid', da luta que foi pra derrubar o regime racista);

Joanesburgo, a “Metrópole Global Africana” (abril.18): Gauteng, como dito, é o menor estado (província) da África do Sul. Mas seu centro populacional, econômico e político.

Ali está Joanesburgo, sua maior metrópole, centro financeiro e político do país. Um pouco mais ao norte fica Pretória, a capital administrativa nacional, que é praticamente um subúrbio do Joanesburgo.

Encanto Multi-Dimensional: a Cidade do Cabo (e do Vinho), um Chacra da Terra (fevereiro.18): Uma radiografia completa da mais bela cidade da África do Sul, e uma das mais belas do mundo.

- América na África (Índia na África também) – é Durbã, de Porto Natal a eThekwini (setembro.18):

Se a República Dominicana é a 'África na América', Durbã, inversamente, é a ‘América na África’.

Pois se parece mais com as cidades latino-americanas (tem favelas em morros), enquanto o resto da África do Sul segue o modelo anglo-ianque  de urbanização.

Ademais, Durbã é a maior diáspora indiana a nível global, a “Índia na África”.

Khayelitsha É África: só eu e Deus na "Zona de Perigo" (setembro.17):

Minhas voltas (sozinho, de transporte público, sem celular, guia ou qualquer proteção exceto a Divina) pelas periferias de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durbã.

Todas essas cidades têm problemas seríssimos de segurança pública, como não é segredo pra ninguém.

Em Durbã andei até num camburão policial (ao lado), os policiais me deram uma "carona" pra me tirar de uma dessas periferias.

A Riviera do Cabo (maio.17): Ensaio fotográfico mostrando a orla da Zona Sul da Cidade do Cabo. Que, repito, é uma das cidades mais lindas do mundo. E esse é seu pedaço mais encantador. Definitivamente “palavras não são necessárias“.

Deus proverá

Nenhum comentário:

Postar um comentário