Imagem pertencente ao portal Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite a fonte.
Local: |
Maringá-PR. |
Data |
Década de 80 (séc. 20). |
Viação: |
Cidade Canção (TCCC). |
Carroceria: |
Maropolo Torino 1. |
Motor: |
Mercedes-Benz |
Observações: | Torino '1' oficialmente é o Torino 1983. |
Maringá, Norte do Paraná - alguns já classificam como 'Noroeste'. Torino '1' da viação Cidade Canção, ornado ao fundo pelas cerejeiras em flor.
Como sabem, o nome da cidade se originou de uma música, que falava de uma moça apelidada ‘Maria do Ingá’, logo encurtado pra ‘Maringá’.
Por isso a viação que detém monopólio do transporte na cidade é exatamente a ‘Transporte Coletivo Cidade Canção’ (sigla TCCC).
Uma belíssima imagem de um Torino 1 todo coberto pelas cerejeiras floridas, repito.
Vou falar um pouco das flores, depois volto aos ônibus: Maringá é provavelmente a cidade mais arborizada do Brasil.
De fato, é impressionante a enorme quantia de árvores em suas ruas, mesmo nos bairros de periferia mais humildes.
Isso também gera um problema: nos temporais algumas delas desabam sobre carros e casas, gerando prejuízos materiais e as vezes machucando pessoas.
Faz parte. Em compensação a cidade fica um pouco mais fresca (a região é muito quente, dizendo o que todos sabem) e muito mais bonita.
Além disso, há um grande número de descendentes de japoneses em Maringá.
Assim, nada mais natural as cerejeiras floridas, uma imagem-símbolo do Japão.
Quanto ao transporte que é nosso foco:
Nas últimas décadas do século passado era um traço indelével maringaense o letreiro ser em outra cor, com 2 camadas e caixa-baixa (letras minúsculas exceto a inicial).
Todas essas peculiaridades eram encontradas em outras cidades também, é óbvio.
Ainda assim, nessa combinação específica .era uma assinatura dos ônibus de Maringá, municipais e metropolitanos.
.........
Confira reportagem completa:
– PÉ-VERMELHO – A princípio falava apenas de Londrina, maior cidade do interior tanto do Paraná quanto de todo Sul do Brasil.
Em 2022 reformulei a matéria pra incluir Maringá, 2ª maior cidade do interior paranaense. Ambas são bem próximas, distam apenas 100 km;
Ainda não escrevi muito sobre o interior do Paraná. Então vamos as matérias sobre o transporte na capital Curitiba:.
Canal Belém na Estação PUC da Linha Verde. |
– 2021: UFA! 14 ANOS DEPOIS, ENFIM INAUGURADA A LINHA VERDE NORTE/LESTE – Incompleta por enquanto
Curitiba não é mais a mesma. Antes a cidade inovava: Nos anos 70 e 80 criou - a nível global - o conceito de ônibus "Expresso" (corredores exclusivos, terminais de integração, etc.). Em 1992 foi aqui que começou a rodar o primeiro bi-articulado do Brasil.
Agora…quanta diferença: o corredor da ‘Linha Verde’ começou a ser construído em 2007. Só em 2021 começou a circular um Expresso no trecho Leste/Norte da linha. 14 anos e meio depois.
Antes tarde que nunca, ao menos agregou novas opções de integração, já que várias de suas estações-tubo são mini-terminais. Onde é possível baldear gratuitamente pra diversas linhas Convencionais, Alimentadores e Inter-Bairros. A esquerda acima o Convencional Canal Belém integrando gratuitamente na Estação PUC (ao fundo o Circo Vostock, que está fixo no local há alguns anos).
Linhas do Terminal Roça Grande, Colombo. |
- TATUQUARA, ZONA SUL: O TERMINAL QUE NÃO É TERMINAL -
(atualizado em maio de 2021, quando da inauguração do mesmo) –
Não é terminal porque foi planejado errado, não tem linhas troncais (Ligeirinho nem Expresso) tampouco Alimentadores próprios. Não agregou novas opções de integração. Resultado? Está vazio, grosseiramente sub-utilizado, pois não é útil aos moradores da região.
Exatamente como aconteceu antes na Zona Norte, em Colombo. Refrescando a memória, o Terminal Roça Grande ficou pronto em 2006, mas só foi inaugurado - de forma erra em 2009. E somente em 2016 se tornou um terminal de verdade, com linhas troncais feitas por articulados ee alimentadores próprios. Faça as contas, 10 anos pra corrigir. Espero que no Tatuquara o ajuste leve menos que uma década. Bem menos.
Falo também da grande invasão que ocorreu no Tatuquara em 2020 - antes da eleição como é tradição em Curitiba - próximo a Vila Zanon. Situação tensa na Zona Sul.
Mostram, respectivamente, ônibus que começaram na capital do PR e depois foram vendidos pra outras cidades do mundo; E, inversamente, bichões que primeiro rodaram em outras terras e depois vieram pra cá.
De 2015 pra cá o sistema metropolitano da capital do PR passou a ser grande importado de busões usados. Isso é domínio público. Agora segura essa bomba: flagrei um Caio Gabriela Expresso operando na Costa Rica, América Central. O letreiro diz “020-Inter-Bairros 2”, entregando que ele é oriundo daqui de Curitiba.
Outra raridade postada na mesma reportagem: já na pintura do ‘Municipalizdo’ de SP. Letreiro: “203-Sta. Cândida/C. Raso”, articulado também ex-curitibano evidente.
E, o tema dessa postagem, Ligeirinho de Curitiba em plena Nova Iorque/EUA. A linha é ‘Lower Manhattan’.
Calma, como dito foi somente por uma
semana que eles rodaram lá. Uma exposição do novo sistema que estava
sendo implantado aqui. Só um espetáculo teatral, resumindo.
Agora as
linhas metropolitanas:
Mais reportagens abordando o transporte Curitibano.
"Deus proverá"
Nenhum comentário:
Postar um comentário