quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Cutcsa: jardineira em Montevidéu, Uruguai



Imagem pertencente ao portal ‘Buses Urbanos Chile’. Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Montevidéu/Uruguai.
Viação:
Cutcsa – Cia. Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. (grafia aportuguesada).
Data:
Década de 80 (no máximo começo de 90) do século 20.
Carroceria:
???
Motor:
Mercedes-Benz.
Observação:
Pelo número de 'folhas' (divisões) em cada porta, 4 em cada, esse veículo deve ter sido produzido nos anos 70.

Montevidéu, Uruguai, anos 80 (ou talvez início dos 90). Velha jardineira da Cutcsa em ação, quando o Uruguai ainda tinha esse tipo de veículo, o que não é mais realidade a muito.

Como todos sabem, trata-se de ônibus encarroçados sobre chassi de caminhão.

Um dia, foram dominantes em toda América Hispânica. Na Colômbia, México, Panamá (e toda América Central), Paraguai, Peru, etc., ainda eram comuns até o meio da década de 10 desse século 21.

Chile, Argentina e Uruguai foram os primeiros a substituir as jardineiras pelos ônibus normais, iguais aos que vemos no Brasil e resto do mundo. Portanto a foto acima é antiga.

Veja: é da Cutcsa, a ‘Cia. Uruguaia de Transporte Coletivo S.A.’, a maior viação de Montevidéu. E sua frota também ostenta a configuração em azul-&-vermelho.

Que são as cores nacionais de vários países como França, Reino Unido, EUA, Paraguai e muitos outros; e também do Uruguai.

Sim, a bandeira atual, civil, do Uruguai é apenas azul e branca espelhando a argentina.

Mas a bandeira de guerra uruguaia, com a qual ele se tornou independente do Brasil, é tricolor, incluía o vermelhoTodos os movimentos nacionalistas uruguaios, sejam de direita ou esquerda, ostenta a cor rubra em sua parafernália exatamente por isso.

É pela mesma razão que o Nacional é tricolor e inclui o vermelho. Trata-se do primeiro clube ‘crioulo’ da América. Daí seu nome, o ‘Nacional do Uruguai’. Foi fundado por uruguaios, e não por espanhóis (ou ingleses, ou italianos, ou alemães) que morassem no Uruguai.

Ou seja o 1º que foi fundado por americanos aqui nascidos. E não por europeus colonos (‘Americanos’ se refere, sempre, ao continente América – o que é natural dos EUA é ‘ianque’ ou ‘estadunidense’).

Seja como for, o Nacional é tri-campeão da Libertadores da América. Seu arqui-rival Penharol (eu traduzo tudo pro português) tem 5 canecos continentais, façanha que nenhum clube brasileiro possui (quando escrevo, em 2020, São Paulo, Santos e Grêmio, os maiores vencedores da Liberta em nossa Pátria Amada, igualam o Nacional com 3 conquistas).


Falamos até um pouco sobre futebol, saindo um pouco do escopo do transporte. Mas tá valendo, né?

Matérias relacionadas ao tema:

- "NIRVANA SOBRE PNEUS: A AMÉRICA E A ÁSIA SÃO UMA E A MESMA" (Radiografia do transporte nesses dois continentes; se você nunca estudou o tema a fundo, vai se impressionar com tantas semelhanças);

- "A ESTRELA BRILHA: BONS TEMPOS . . ." (Sobre os caminhões Mercedes-Benz, óbvio, e esse ônibus é um caminhão em tudo - veja até o motor saltado a frente - menos na carroceria);

- CHARRÚA -Postagem curta (que contem essa jardineira) sobre o Uruguai, afinal eu nunca fui fisicamente a esse país. 

Então vamos as reportagens completas sobre transporte dos países da América Latina (e África) que eu visitei:

- DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO


- AMPLO METRÔ, 'TREM-LIGEIRO' (VLT), METRO-BUS, "CAMINHÃO" DISCO-BUS, TRÓLEIS E MICROS VERDES, BUSOS ROSAS, TÁXI-ALIMENTADOR: O TRANSPORTE NO MÉXICO


O TRANSPORTE, SÍNTESE DA FÊNIX COLOMBIANA

- PONTO FINAL: O SONHO DO TRÓLEI-CAFÉ AMERICANO DUROU POUCO
(Falo de um restaurante que funcionou num tróleibus restaurado de Bogotá; aproveitamos pra relembrar quando Bogotá e Medelím tiverram ônibus elétricos operando)

- MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS CAINDO AOS PEDAÇOS, 'ONÇAS' E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE EM S. DOMINGO - REPÚBLICA DOMINICANA

TRÓLEIBUS DO CHILE: 70 ANOS NA PISTA
Mensagem específica sobre Valparaíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário