ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagem pertencente ao portal ‘Buses Urbanos Chile’. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
|
Montevidéu/Uruguai.
|
Viação:
|
Cutcsa
– Cia. Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. (grafia aportuguesada).
|
Data:
|
Década
de 80 (no máximo começo de 90) do século 20.
|
Carroceria:
|
???
|
Motor:
|
Mercedes-Benz.
|
Observação:
|
Pelo
número de 'folhas' (divisões) em cada porta, 4 em cada, esse
veículo deve ter sido produzido nos anos 70.
|
Montevidéu, Uruguai, anos 80 (ou talvez início dos 90). Velha jardineira da Cutcsa em ação, quando o Uruguai ainda tinha esse tipo de veículo, o que não é mais realidade a muito.
Como
todos sabem, trata-se de ônibus
encarroçados sobre chassi de caminhão.
Um
dia, foram dominantes em toda América Hispânica. Na Colômbia,
México,
Panamá
(e toda América
Central), Paraguai,
Peru,
etc., ainda eram comuns até o meio da década de 10 desse século
21.
Chile,
Argentina
e Uruguai foram os primeiros a substituir as jardineiras pelos ônibus
normais, iguais aos que vemos no Brasil e resto do mundo. Portanto a
foto acima é antiga.
Veja: é da
Cutcsa, a ‘Cia. Uruguaia de Transporte Coletivo S.A.’, a maior
viação de Montevidéu. E sua frota também ostenta a configuração
em azul-&-vermelho.
Que são as
cores nacionais de vários países como França, Reino Unido, EUA, Paraguai e muitos outros; e também do Uruguai.
Sim, a bandeira
atual, civil, do Uruguai é apenas azul e branca espelhando a
argentina.
Mas a
bandeira de guerra uruguaia, com a qual ele se tornou independente do
Brasil, é tricolor, incluía o vermelho. Todos os movimentos
nacionalistas uruguaios, sejam de direita ou esquerda, ostenta a cor
rubra em sua parafernália exatamente por isso.
É pela
mesma razão que o Nacional é tricolor e inclui o vermelho. Trata-se do
primeiro clube ‘crioulo’ da América.
Daí seu nome, o ‘Nacional do Uruguai’. Foi fundado por
uruguaios, e não por espanhóis (ou ingleses, ou italianos, ou
alemães) que morassem no Uruguai.
Ou seja o 1º que
foi fundado por americanos aqui nascidos. E
não por europeus colonos (‘Americanos’ se refere, sempre, ao
continente América – o que é natural
dos EUA é ‘ianque’ ou ‘estadunidense’).
Seja
como for, o Nacional é tri-campeão da Libertadores da América. Seu
arqui-rival Penharol (eu traduzo tudo pro português) tem 5 canecos
continentais, façanha que nenhum clube brasileiro possui (quando
escrevo, em 2020, São Paulo, Santos e Grêmio, os maiores vencedores
da Liberta em nossa Pátria Amada, igualam o Nacional com
3 conquistas).
O
Nacional além disso possui um clone em Assunção, no Paraguai. Fui
ao lendário estádio Defensores do Chaco assistir a um jogo dele em 2013, ano que elese sagrou campeão paraguaio. No ano seguinte, em 2014, o Nacional de Assunção conseguiu a maior façanha de sua história, e chegou afinal da Libertadores – mas acabou derrotado pelo São Lourenço da Argentina, que então conquistou seu primeiro e até agora (2020) único título da Libertadores.
Falamos
até um pouco sobre futebol, saindo um pouco do escopo do transporte.
Mas tá valendo, né?
Matérias relacionadas ao tema:
- "NIRVANA SOBRE PNEUS: A AMÉRICA E A ÁSIA SÃO UMA E A MESMA" (Radiografia do transporte nesses dois continentes; se você nunca estudou o tema a fundo, vai se impressionar com tantas semelhanças);
- "A ESTRELA BRILHA: BONS TEMPOS . . ." (Sobre os caminhões Mercedes-Benz, óbvio, e esse ônibus é um caminhão em tudo - veja até o motor saltado a frente - menos na carroceria);
- CHARRÚA -Postagem curta (que contem essa jardineira) sobre o Uruguai, afinal eu nunca fui fisicamente a esse país.
Então vamos as reportagens completas sobre transporte dos países da América Latina (e África) que eu visitei:
- DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO
- DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO
- AMPLO METRÔ, 'TREM-LIGEIRO' (VLT), METRO-BUS, "CAMINHÃO" DISCO-BUS, TRÓLEIS E MICROS VERDES, BUSOS ROSAS, TÁXI-ALIMENTADOR: O TRANSPORTE NO MÉXICO
- O TRANSPORTE, SÍNTESE DA FÊNIX COLOMBIANA
- PONTO FINAL: O SONHO DO TRÓLEI-CAFÉ AMERICANO DUROU POUCO
(Falo de um restaurante que funcionou num tróleibus restaurado de Bogotá; aproveitamos pra relembrar quando Bogotá e Medelím tiverram ônibus elétricos operando)
- MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS CAINDO AOS PEDAÇOS, 'ONÇAS' E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE EM S. DOMINGO - REPÚBLICA DOMINICANA
- TRÓLEIBUS DO CHILE: 70 ANOS NA PISTA
- MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS QUE SOBEM O MORRO, TRÓLEIBUS DE 70 ANOS, ÔNIBUS SEM CATRACA, E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE NO CHILE
- DAS JARDINEIRAS AOS 'AMARELINHOS', AOS ARTICULADOS (E O TRÓLEIBUS VOLTOU MAS SE FOI DE NOVO): SANTIAGO, CIDADE-MODELO DO TRANSPORTE AMERICANO - Relembrando também a 'Febre Amarela', 1ª padronização de toda América Hispânica feita em Santiago, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário