ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local:
|
Atibaia-SP.
|
Viação:
|
Atibaia-São
Paulo (esse era o nome antigo, depois passou a assinar só como
'Atibaia').
|
Data:
|
1ª
ou 2ª década do século 21.
|
Carroceria:
|
Comil.
|
Motor:
|
O
primeiro é VolksWagen.
|
Observação:
|
Na
foto de cima linha municipal. Abaixo inter-municipal 'Suburbana'
regulada pela Artesp, por isso a letra 'S' no vidro.
|
Atibaia,
interior de São Paulo (“Terra
das Flores e do Morango”, daí a decoração na lataria do
veículo).
Dois
busões Comil da Viação Atibaia com letreiros inusitados.
O primeiro diz 'Ressaca', e o outro pede 'Desculpas'.
“Deus é um cara gozador e adora brincadeiras", diz uma música famosa.
“Deus é um cara gozador e adora brincadeiras", diz uma música famosa.
“Quando Deus
Quer É Assim”, ensina a
sabedoria popular.
Bem, o Cara Gozador quis que esse Filho seu (minha humilde pessoa no caso) fosse busólogo.
E pela busologia
comprovei, ainda mais uma vez, que o Pai-Mãe Eterno de fato tem uma
veia pro que só poderíamos denominar “Ironia Divina”.
Em
Atibaia existe uma linha
de ônibus curiosa.
Chamada
“Ressaca via Hospital”. Irônico, sem dúvidas.
“Deus é um
cara gozador”….
O letreiro
eletrônico sumiu com o “via Hospital”, tolhendo um pouco da
Ironia Divina.
Em compensação se
desdobrou em outra manifestação, ainda mais irônica:
O bichão pede
“Desculpas”. Tá bom
pra ti ou quer mais?????? Pombas….
……..
Notas: a
Viação Atibaia já encerrou a operação nas linhas municipais da cidade que a
nomeia.
Outra
coisa, antigamente ela assinava sua frota como “Atibaia-São
Paulo”.
Indicando
com isso sua área de atuação,
e nesse caso também sua principal linha.
Seguindo uma tradição no
estado de São Paulo: no Litoral existiu a Viação Santos-São Vicente”.
Enquanto que no Vale do Paraíba vinha pintado nos ônibus Jacareí-São José. Mas agora a empresa escreve apenas'Viação Jacareí'.
Assim como a Viação “Atibaia-São
Paulo” virou apenas “Atibaia”, a “Jacareí-São José”
(referência a S. J. dos Campos, evidente) se tornou somente “Viação
Jacareí”.
Matérias sobre o tema (após as ligações há mais uma foto, do busão pedindo 'Desculpas'):
Embora conheça bem Atibaia porque
visitei a cidade inúmeras vezes, ainda não fiz matéria específica
sobre ela. Seguem então as reportagens sobre transporte coletivo no
estado de São Paulo. Começando pela capital:
- SP:A
REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE -
Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas
comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP
melhorou muito. Somando
as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você
acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na
Grande SP já iguala o metrô de Nova
Iorque/EUA.
Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo
que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
-
'SAIA-&-BLUSA':
OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991):
Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica,
abordando
a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa'
(78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado'
(2003-presente).
- A
FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE, APENAS SE
TRANSFORMA (abordando
exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não
fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil
inteiro, de Porto
Alegre-RS a
Manaus/AM).
-
"CAMALEÃO"
8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2
CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES
-
Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo.
Comprado
estatal, foi privatizado.
Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos
aproximadamente (até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados),
começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo
do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é,
um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da
CMTC' aqui retratado.
- CENAS
PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS -
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens
que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do
transporte igualmente.
Santos e região:
Nenhum comentário:
Postar um comentário