Gostou dessa transgenia automotiva? Uma carroça-Fusca, ou então um "FusCarroça".
Como notam, o motor tem exatamente ‘1 (hum) cavalo de potência’!!
A imagem vale por mil palavras, não há muito o que descrever além do que vocês já estão vendo.
Uma polêmica: essa foto foi feita na Etiópia/África, ou na Índia?
Não sei. Essa matéria sobre o renascimento dos 'Fucas' na Etiópia diz que foi ali, na Etiópia. Outra fonte diz que foi na Índia. Não posso dar o veredito sobre quem está com a razão. Há possibilidade até de ter sido no Brasil.
Seja como for, taí o negócio, pra apreciação pública. Escrevo em abril de 2022, quando o preço da gasolina está em disparada, não só no Brasil como também em outros países, os EUA certamente.
Segundo alguns, a solução é andar de 'FusCarroça'. Aí só consome capim e água.
...........
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Pra quem que não sabe o que é isso, é mais simples que parece:
Trata-se de veículos adaptados pra um uso distinto do original que saiu da fábrica.
Ou já saiu assim de fábrica, mas é uma variação interessante, curiosa, de um outro veículo de tipo mais comum.
![]() |
Rodo-trem na Austrália. |
Outro exemplo é o buso com 3-andares. Aposto que você nunca viu.
Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022).
Mais um pouco teria elevador! Seria inviável atualmente.
![]() |
Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
E já que falamos do Fusca:
![]() |
Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.
Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.
Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.
Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.
![]() |
Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.
O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.
(Os dados são de 2018, quando escrevo.)
Porém, apenas o nome se manteve.
O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.
Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.
Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome. O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.
Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho. Portanto até hoje o carro mais vendido da história.
Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.
Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.
No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.
O modelo antigo, que foi lançado em 1974.
Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.
Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).
Continuando na mesma frequência:
![]() |
– MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO
Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.
Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.
A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.
Então vamos a série sobre a África:
- DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO (julho.17) -
Falamos das “Guerras do Transporte” – não é figura de linguagem, o sangue correu e ainda corre.
E também do que funciona exemplarmente, como os ônibus do Cabo e o Gautrem (direita), que liga justamente Joanesburgo e Pretória.
- ÁFRICA DO SUL, O MUNDO NUM SÓ PAÍS (maio.17, abertura da série, falo da triste era do 'apartheid', da luta que foi pra derrubar o regime racista);
– Joanesburgo, a “Metrópole Global Africana” (abril.18): Gauteng, como dito, é o menor estado (província) da África do Sul. Mas seu centro populacional, econômico e político.
Ali está Joanesburgo, sua maior metrópole, centro financeiro e político do país. Um pouco mais ao norte fica Pretória, a capital administrativa nacional, que é praticamente um subúrbio do Joanesburgo.
– Encanto Multi-Dimensional: a Cidade do Cabo (e do Vinho), um Chacra da Terra (fevereiro.18): Uma radiografia completa da mais bela cidade da África do Sul, e uma das mais belas do mundo.
- América na África (Índia na África também) – é Durbã, de Porto Natal a eThekwini (setembro.18):
Se a República Dominicana é a 'África na América', Durbã, inversamente, é a ‘América na África’.
Pois se parece mais com as cidades latino-americanas (tem favelas em morros), enquanto o resto da África do Sul segue o modelo anglo-ianque de urbanização.
Ademais, Durbã é a maior diáspora indiana a nível global, a “Índia na África”.
– Khayelitsha É África: só eu e Deus na "Zona de Perigo" (setembro.17):
Minhas voltas (sozinho, de transporte público, sem celular, guia ou qualquer proteção exceto a Divina) pelas periferias de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durbã.
Todas essas cidades têm problemas seríssimos de segurança pública, como não é segredo pra ninguém.
Em Durbã andei até num camburão policial (ao lado), os policiais me deram uma "carona" pra me tirar de uma dessas periferias.
– A Riviera do Cabo (maio.17): Ensaio fotográfico mostrando a orla da Zona Sul da Cidade do Cabo. Que, repito, é uma das cidades mais lindas do mundo. E esse é seu pedaço mais encantador. Definitivamente “palavras não são necessárias“.
Deus proverá
Nenhum comentário:
Postar um comentário