ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem da imagem: internet. Créditos mantidos.
Local:
| Salvador-BA.
|
Operadora:
|
CCR Metrô Bahia. |
Salvador passa por um renascimento, como alias já comentei nas matérias anteriores da série. No transporte coletivo o mesmo se dá, é o exemplo da retomada da cidade ao destaque que merece.
Pela maior parte do século 20 e início do 21 a mobilidade urbana soteropolitana era bastante precária. Isso pra dizer o mínimo.
Quando estive lá em 2020 o quadro já era bem diferente, após a inauguração de 2 linhas de metrô e a revolução no sistema de ônibus do ‘Integra Salvador’ - onde a frota foi padronizada conforme vemos acima (antes disso, como sabem, "deu branco": a partir de perto da virada do milênio quase todas as viações "embranqueceram" a pintura, como vemos a esquerda).
Ambos os movimentos são parte de um único processo, já que com uma passagem você pode usar 1 vez o metrô e 2 o ônibus.
E isso inclui a Grande Salvador. Podem ser 2 viagens municipais da capital, ou um municipal e um inter-municipal.
Ou seja, não importa onde você mora, se no município de Salvador ou num subúrbio metropolitano.
Com uma só passagem você chega da sua casa a estação de metrô, faz o grosso do deslocamento no modal sobre trilhos, e aí pega mais um busão pra chegar ao trabalho.
Tudo isso pagando somente uma vez, e a mesma tarifa que já pagaria num único deslocamento de ônibus.
Estação de metrô; os busos ainda no "brancão". |
Além disso, diversos terminais foram construídos nas estações de metrô.
As linhas de ônibus seccionadas ali pra que a população migre pro modal sobre trilhos.
O que faz todo sentido em termos de trânsito e poluição.
Vai ficar melhor ainda. A linha 1 do metrô ainda ganhará mais 2 estações, até Cajazeiras.
Uma medida que assim que concluída melhorará bastante a mobilidade do subúrbio, tanto municipal quanto metropolitano.
A partir de 2015 o 'Integra Salvador'. |
As linhas serão seccionadas ali, se tornando alimentadoras do metrô.
Só que além disso a Rodoviária sairá da Zona Central e também será transferida pra um novo prédio ao lado da estação de metrô.
Num processo idêntico ao que ocorreu em Brasília-DF e outros lugares. Com isso mais algumas centenas de ônibus por dia (nesse caso os rodoviários) não mais adentrarão os bairros centrais. Gerando menos congestionamento e queima de dísel na cidade.
Se tudo fosse pouco, o antigo trem suburbano foi desativado pra dar lugar ao VLT.
E transversalmente as linhas de metrô e (futuro) VLT virão os corredores de BRT, que serão operados por articulados. Formando uma malha de dar inveja, ao menos pras cidades de mesmo porte fora da Europa e Ásia. Ao lado o metrô na estação e - no destaque - o cartão que permite você utilizar 3 viagens pagando apenas uma vez: 2 vezes o ônibus (que pode ser municipal, metropolitano ou o STEC) e 1 no metrô.– 2 LINHAS DE METRÔ, SISTEMA DE ÔNIBUS RENOVADO, ELEVADORES, E BREVE VLT, CORREDORES E ARTICULADOS: O TRANSPORTE EM SALVADOR – Todos os modais, dos anos 70 até hoje e os planos pro futuro:
Padronização Integra Salvador, o metrô que foi inaugurado em 2014 e já tem 2 linhas, o trem suburbano que operou por 160 anos, o futuro VLT que entrará em seu lugar;
“O “Brancão” do começo desse novo milênio (um pouco mais pro alto na página, acima da foto da estação do metrô), quando quase todas as viações adotaram uma “padronização informal” embranquecendo a frota – mas nem todas, a BTU foi uma das que resistiu;
O tróleibus que existiu nos anos 60, a viação estatal Transur, as primeiras tentativas de padronização (‘Grande Circular’ e TMS), os articulados – que acabaram mas logo voltarão com o BRT, os elevadores que conectam a Cidade Baixa a Cidade Alta.
Eis a série completa sobre a Bahia:
- ONDE TUDO COMEÇOU: SALVADOR DA BAHIA (Salvador é o sol: com 80 km de praias, o sol nasce e se põe dentro do mar)
Publicado em 22 de Abril de 2021 – aniversário de 521 anos do ‘Descobrimento’ do Brasil, que ocorreu na Bahia. A direita vemos a cena: em 1500 Portugal “descobre” o Brasil, chegando pela Bahia (quadro do museu Palácio da Sé, no Pelourinho-Salvador).
Salvador é peculiar, por muitos motivos: é uma cidade muito antiga, foi a primeira e por enquanto mais longeva capital do Brasil.
Salvador foi fundada em 1549 (5 anos antes de São Paulo e 16 antes do Rio de Janeiro), quase meio século depois do “descobrimento”, pra ser a sede da administração portuguesa no então nascente Brasil.
"Descobrimento" entre aspas, pois aqui já moravam homens antes da chegada das caravelas, portanto já estava descoberto - esse adendo não significa a negação da contribuição lusa e europeia em geral na formação de nossa pátria.
A esq. o 1° bispo do Brasil, instalado em Salvador. Nota: eu não sou católico. Apenas em seus primeiros tempos a história de nosso país esteve muito atrelada a Igreja.
Com 80% de sua população afro-descendente, é a metrópole mais negra do Brasil – e uma das mais negras do mundo fora da África.
Espremida entre a Baía de Todos os Santos e o Oceano Atlântico, tem 80 km de praias. Seu litoral é maior que o do estado do Piauí.
Com uma orla com essa grande extensão e bastante recortada, o Sol nasce e se põe no mar:
Situação creio que única no mundo, ao menos entre as cidades dessa porte.
Salvador é uma península (tem a forma de um dedo, se quiser visualizar assim).
Isso faz dela uma cidade muito densa, com pouca área verde e muita verticalização, inclusive nas áreas mais humildes.
Some-se a isso uma grande desigualdade social, que também ocorre nas outras metrópoles do Brasil e do mundo. Resultando que há favelas em quase todos os bairros, mesmo na Zona Central e nas partes mais abastadas da Orla.
Como as favelas são em morros e com muitos prédios artesanais, em que as lajes vão sendo enchidas e os andares vão subindo sem muita fiscalização, a imagem é bastante impressionante. Andar pela capital baiana, mesmo perto do Centro e das praias, é parecido com andar na periferia de São Paulo. O subúrbio soteropolitano (o gentílico da cidade se alguém não sabe) é bastante denso e verticalizado, repetindo.
Mais parecido com os subúrbios do Sudeste que com os das outras capitais nordestinas.
Salvador é a ligação entre o Sudeste e o Nordeste em termos Espirituais, assim como Curitiba é a ligação entre Sudeste e Sul.
“BEM-VINDO A SALVADOR“: favela em morro ao lado de prédios de padrão mais elevado; eis uma das 1ªs imagens que vi da cidade, ainda dentro do moderníssimo metrô que me levou do aeroporto ao Centro.
……
– É BOM PASSAR UMA TARDE EM ITAPUÃ: É DIA DE DOMINGO EM SÃO SALVADOR (publicado em novembro de 2021)
Comecei meu último dia no Nordeste na Barra, que é o único lugar de Salvador que os brancos são maioria na rua. Portanto uma região de elite.
E, como diz a música, fui “passar a tarde em Itapuã” – uma praia da periferia (esq.), onde exatamente ao inverso 95% das pessoas eram negras ou mulatas.
A trilha sonora só poderia ser o ‘pancadão’ do ‘funk’. Daquele jeito.
Falo do renascimento do Salvador pros turistas: uma cidade acolhedora, limpa e segura.
Por outro lado, as ofertas dos guias e vendedores no Pelourinho extrapola pra insistência desrespeitosa e mesmo pra uma extorsão velada.
Abordo também da pichação em muros, que tem ‘alfabeto’ e regras próprias. Ao lado um exemplo desse estilo inconfundível (no destaque bicicletas que um banco disponibiliza pra aluguel em Ondina).
Além de vários aspectos soteropolitanos: da origem desse gentílico, que remonta ao grego; até o gosto pelo churrasco, compartilhado com o Sul do Brasil.
– SOTEROPOLITANO – Publicado em janeiro de 2017, antes de eu ter ido pessoalmente, portanto:
PUXADINHO NO PRÉDIO, GENTE NAS CAÇAMBAS, GARAGENS NA VIA PÚBLICA:
SALVADOR TAMBÉM É AMÉRICA! E COMO É!!! –
Em algumas fotos puxadas do ‘Google Mapas’, mostramos cenas da periferia da cidade.
Ao lado “puxadinho no prédio“: há um edifício, legalmente construído, com alvará e tudo.
E aí sem alvará alguém sobe mais um andar por conta.
Orla de Salvador. |
Essa é no bairro de Perambués, mas é situação comum por todo subúrbio soteropolitano.
Flagrei também pessoas viajando sem proteção nas carrocerias de caminhões.
Calçadas das vias públicas que foram transformadas em estacionamentos pros prédios em frente, e por aí vai.
América Latina, né? Fazer o que?
Confira série completa sobre o Recife, que conheci na mesma viagem. Eis a matéria de abertura: - A CIDADE SANGUE-QUENTE - "Choque Cultural": um curitibano no Recife. Poucas cidades no mundo são tão diferentes quanto as capitais do PR e PE. Curitiba é fria, o Recife é quente, sangue-quente.
- "FESTA NO MORRO” ??? AH, ESSES ÔNIBUS RECIFENSES…
- TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL) - Dezenas de curiosidades como essa, veículos - de todos os modais - adaptados prum uso distinto do planejado originalmente;
Tribus em frente ao Estádio Almeidão, Jampa. |
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