Imagem de Teresina pertencente ao portal Ônibus Brasil. Visite a fonte. A do Rio Grande do Sul baixada da internet. Em todos os casos os créditos estão mantidos. A ficha se refere a imagem acima:
Local: |
Teresina-PI. |
Data |
Por volta de 2010. |
Viação: |
Cidade Verde.. |
Carroceria: |
Caio Apache '1'. |
Motor: |
??? |
Observações: |
Apache '1' oficialmente é o Apache 'S21'. |
Teresina, Piauí, na virada da 1ª pra 2ª década desse novo século. Começa a modernização do transporte na capital piauiense. O Apache 1 da Cidade Verde ainda está na pintura livre.
Mas já ostenta uma faixa vertical vermelha que indica onde pode ser feita a integração com outras linhas, e também que breve a frota teresinense terá sua pintura padronizada.
Mais ou menos na mesma época da padronização dos ônibus municipais de Teresina, o Rio Grande do Sul padronizou as linhas metropolitanas, na capital e litoral. Sob gerência da autarquia Metroplan.
Gde. P. Alegre: também uma pintura de transição. |
A pintura é em azul-claro uni-tom. Sem nenhum detalhe que identifique a viação (exceto o nome da mesma escrito na parte do meio do veículo). Ou assim deveria ser.
A esquerda, um Torino da Central indo pra São Leopoldo (município do Vale dos Sinos, Zona Norte da Gde. PoA.):
O azul-clarinho compulsório do governo estadual. Ops, pense outra vez. Algo é diferente: aquela faixa verde-escuro e amarela vertical.
Quando foi adotada a padronização, a Central cumpriu a regra. Ainda assim deu um jeito de manter sua frota personalizada, com sua cara. Você vê a faixa auri-verde. Bingo. Só pode ser da Central, é claro.
Em Teresina ocorreu algo parecido, porém inverso: um tempo em que os busos ainda tinham pintura livre mas já com uma faixa vertical colorida indicando que breve seriam padronizados, como a foto deixa claro.
Em setembro de 21 reformulo a postagem, ampliando o texto e adicionando dezenas de fotos. Pra mostrarmos resumidamente a evolução dos ônibus na capital do Piauí, desde a pintura livre, o começo da modernização com sua pintura de transição, até a implantação completa do SITT:
Atualmente com 8 terminais de integração física e mais a integração digital no cartão entre todas as linhas.
O apelido, evidente, se deve as muitas pontes e canais do Centro. Também chamada Amsterdã Sul-Americana, pelo mesmo motivo. Falo de vários aspectos sobre a cidade: o nome, a geografia, a pichação nos muros, e muitos outros.
- "FESTA NO MORRO” ??? AH, ESSES ÔNIBUS RECIFENSES…
- TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL) - Dezenas de curiosidades como essa, veículos - de todos os modais - adaptados prum uso distinto do planejado originalmente;
– SOTEROPOLITANO (janeiro de 2017, antes de eu ter ido pessoalmente, portanto):
A postagem começou com alguns desenhos sobre Salvador.
Adicionei algumas fotos do arquivo, mostrando cenas da periferia da cidade.
Acima "puxadinho no prédio": há um edifício, legalmente construído, com alvará e tudo. E aí sem alvará alguém sobe mais um andar por conta. Salvador É América!!! E como é!
Essa é no bairro de Perambués, mas é situação comum por todo subúrbio soteropolitano.
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