terça-feira, 21 de setembro de 2021

Ciferal Alvorada articulado: Vitória do Espírito Santo

 

Origem da imagem: internet. Créditos mantidos. 

Local:

Vitória-ES..

Data

11/2009.

Viação:

Grande Vitória.

Carroceria:

Ciferal Alvorada Articulado.

Motor:

???

Observações:

Detalhe curioso é o letreiro de lona na cor vermelha.

Vitória do Espírito Santo, 2009. Articulado Ciferal Alvorada da viação Grande Vitória na segunda pintura padronizada da cidade - na capital capixaba desde que a pintura foi padronizada nos anos 90 a unifomrização inclui as linhas metropolitanas.

Muita gente nem sabe que existiu esse modelo Alvorada articulado. Realmente ele não foi muito comum, mas algumas cidades contaram com essa versão "sanfonada": entre outras o Rio de Janeiro, Salvador-BA Vitória e Curitiba (anteriormente escrevi erroneamente "somente Curitiba e Vitória", esqueci que inclusive já postei fotos desse modelo na CTC-RJ. Corrigida a falha).

Vamos recapitular as padronizações da capital capixaba (que incluem R.M.). Na 1ª padronização Transcol/Ceturb, o buso era todo de uma cor só – a maior parte deles amarelos, outros laranjas conforme o tipo da linha. 

Creio que as linhas troncais eram amarelas, pois os articulados eram dessa cor. Essas são as mais carregadas do sistema, pois ligam o Centro aos terminais e os terminais entre si.

Ao lado vemos outro articulado Alvorada na 1ª fase da padronização, unicolor amarelo (as 2 imagens a direita são pertencentes ao portal Ônibus Brasil).

Em alguns vinha escrito “Propriedade do Povo” e o ‘ES’ do governo estadual (ainda se entrava por trás).

A 'Frota Pública' de Ctba. teve 50 articulados Alvorada.

Os alimentadores é que eram laranjas. Linhas mais curtas, que conectam os terminais aos bairros do seu entorno.

No topo da página Alvorada articulado da mesma leva do mostrado a direita, agora já na 2ª padronização do Transcol de Vitória: o buso passa a ostentar dois tons da mesma cor, e surge um arco branco.

As linhas troncais seguem amarelas, as alimentadoras passam a ser azuis.

Na 3ª padronização do Transcol da Grande Vitória/ES todos os busos têm a mesma pintura pintura, azul em baixo, permanece um arco, verde em cima. Acrescentam o desenho de um Sol.

Na 4ª e atual padronização do Transcol/Ceturb que vigora na Grande Vitória todos os busos seguem iguais, azuis na frente e brancos atrás

.......

Pra quem não conhece o significado da sigla, 'Ciferal' quer dizer 'Comércio e Indústria de Ferro e Alumínio.

A montadora funcionava em Duque de Caxias, no Grande Rio. Chegou a utilizar, a partir de 1992, as mesmas instalações da saudosa 'Fenemê', a 'Fábrica Nacional de Motores.

No começo dos anos 80 a Ciferal começou a enfrentar dificuldades financeiras. Recebeu um grande gás extra da CTC-RJ. A antiga viação estatal do governo do estado encomendou dezenas de ônibus, justamente quando foi lançado o modelo Alvorada. Assim a Ciferal se ergueu por mais um tempo.

Nos anos 90 boa parte da frota do Rio era Ciferal. Porém nessa mesma década a CTC foi privatizada, e a encarroçadora voltou a ter problemas pra fechar o caixa. 

Em 1999 a Marcopolo adquiriu 50% das ações da Ciferal, e 2 anos depois, em 2001 portanto, comprou o restante, passando a ter 100% do capital.

A Marcopolo ainda manteve o nome 'Ciferal' ativo como uma marca-fantasia até 2013, quando resolveu assinar os ônibus que saiam de sua filial carioca como 'Marcopolo Rio'.

Em 2020, porém, a Marcopolo fechou a fábrica no Rio de Janeiro, transferindo a produção pra outra filial no Espírito Santo e pra matriz em Caxias do Sul-RS. 

Acabando assim com todo o legado da antiga 'Com. e Ind. de Ferro e Alumínio', a "Ciferal". 

Repetindo assim a saga da Fenemê, de quem a Ciferal herdou o barracão na Baixada Fluminense. A 'Fábrica Nacional de Motores' também foi vendida e a seguir fechada.


MATÉRIAS SOBRE O TEMA:

Falo também sobre Vitória, ilustrando com fotos todas as etapas da padronização faladas acima, além das linhas municipais que não participam da padronização metropolitana.

ANTES & DEPOIS: FROTA PÚBLICA DE CURITIBA: Entre 1987 e 88, a prefeitura encomendou 88 articulados, que vieram pintados de laranja.

Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações. 

Tudo somado, os 88 busos eram nessas configurações:
– 12 Caios Amélia (11 Scania e 1 Volvo)
– 26 Marcopolos Torino (todos Volvo)
– 50 Ciferal Alvorada (idem, 100% Volvo).

Vendo pelo fabricante de motor, repetindo, foram 11 Scanias (todos eles Caio Amélia e com o eixo a frente da porta) e 77 Volvos (sendo 1 Caio Amélia, 26 Marcopolos Torino e 50 Ciferal Alvorada, todos com o eixo na posição ‘normal’, atrás da porta).

"Deus proverá"

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