ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local: |
Nova Iorque-EUA.. |
Viação: |
Carmo, que operava na Zona Sul de Curitiba (já extinta, encampada pela Viação São José dos Pinhais). |
Data: |
1992. |
Carroceria: |
Marcopolo Torino "2". |
Motor: |
Volvo. |
Observação: |
'Torino 2' oficialmente é o Torino '1989'. |
Nova Iorque, 1992. 4 Ligeirinhos curitibanos operaram como demonstração na maior cidade dos EUA. 2 tubos foram instalados lá pra tanto. Ao lado um branco com faixa azul da frota tradicional dessa metrópole ianque.
Nos EUA esses Ligeirinhos foram só pra serem exibidos. A capital paranaense queria mostrar ao planeta o sistema que ele estava implantando aqui. E quer vitrine melhor que a cidade que poderia ser considerada ‘capital do mundo’?
No entanto, foi literalmente “só pra gringo ver”. Sim, os busos curitibanos fizeram uma curtíssima linha (apenas 2 estações) no Centro de NY, por brevíssimo período de de tempo (4 dias a uma semana, por aí).
Acabado o espetáculo os Ligeirinhos prateados receberam os aplausos e entraram no navio, voltaram pra casa, onde aí sim esses mesmos veículos operaram por mais de uma década.
O que aconteceu em N. Iorque não foi transporte de massas de fato, e sim uma demonstração pra burguesia, creio que a diferença está clara: os busões estavam lá não pro povão mas pros ‘formadores de opinião’, que nem sequer usam ônibus, nem no Brasil nem nos EUA ou parte alguma.
Estive em Nova Iorque em 1996, quando tinha 18 anos. Subi nas 'Torres Gêmeas' que foram derrubadas 5 anos depois, em 11 de Setembro de 2001 (assunto altamente polêmico, e certamente não entraremos nesse debate aqui). Não escrevi ainda sobre essa cidade, a maior dos EUA como todos sabem.
Em compensação, já fiz uma matéria sobre Los Angeles (onde ainda não estive), segunda maior metrópole ianque:
O título da postagem se deve ao fato que essa cidde, embora riquíssima, também tem um Centro extremamente degradado, com uma multidão de sem-tetos vagando pelas ruas.
Aproveito e falo um pouco do transporte angeleno, passado e presente.
Outras matérias sobre o tema:
Mostram, respectivamente, ônibus que começaram na capital do PR e depois foram vendidos pra outras cidades do mundo; E, inversamente, bichões que primeiro rodaram em outras terras e depois vieram pra cá.
De 2015 pra cá o sistema metropolitano da capital do PR passou a ser grande importado de busões usados. Isso é domínio público. Agora segura essa bomba: flagrei um Caio Gabriela Expresso operando na Costa Rica, América Central. O letreiro diz “020-Inter-Bairros 2”, entregando que ele é oriundo daqui de Curitiba.
Outra raridade postada na mesma reportagem: já na pintura do ‘Municipalizdo’ de SP. Letreiro: “203-Sta. Cândida/C. Raso”, articulado também ex-curitibano evidente.
E, o tema dessa postagem, Ligeirinho de Curitiba em plena Nova Iorque/EUA. A linha é ‘Lower Manhattan’.
Calma, como dito foi somente por uma semana que eles rodaram lá. Uma exposição do novo sistema que estava sendo implantado aqui. Só um espetáculo teatral, resumindo.
Mais postagens sobre ônibus usados trazidos pra Curitiba:
Demais mensagens sobre o transporte curitibano:
- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO
Voltando a abordar os outros países:
Matéria sobre a América Central, mostrando a modernização do transporte na Guatemala e Panamá - e mais: falo das misteriosas crateras que têm surgido em cidades de todo planeta, matando muita gente e dando prejuízos materiais a muitas outras pessoas.
- DA 'GUERRA DOS TÁXIS' AO GAUTREM: O TRANSPORTE NA ÁFRICA DO SUL, DA BARBÁRIE AO MODERNÍSSIMO
- O TRANSPORTE, SÍNTESE DA FÊNIX COLOMBIANA
- PONTO FINAL: O SONHO DO TRÓLEI-CAFÉ AMERICANO DUROU POUCO
(Falo de um restaurante que funcionou num tróleibus restaurado de Bogotá; aproveitamos pra relembrar quando a Colômbia - Bogotá e Medelím - teve ônibus elétricos operando)
- MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS CAINDO AOS PEDAÇOS, 'ONÇAS' E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE EM S. DOMINGO - REPÚBLICA DOMINICANA
- TRÓLEIBUS DO CHILE: 70 ANOS NA PISTA
- MODERNÍSSIMO METRÔ, MICROS QUE SOBEM O MORRO, TRÓLEIBUS DE 70 ANOS, ÔNIBUS SEM CATRACA, E O TÁXI-LOTAÇÃO: O TRANSPORTE NO CHILE
- DAS JARDINEIRAS AOS 'AMARELINHOS', AOS ARTICULADOS (E O TRÓLEIBUS VOLTOU MAS SE FOI DE NOVO): SANTIAGO, CIDADE-MODELO DO TRANSPORTE AMERICANO - Relembrando também a 'Febre Amarela', 1ª padronização de toda América Hispânica feita em Santiago, 1991.
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